A ética nas religiões
Por: meltesche • 20/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.177 Palavras (5 Páginas) • 1.112 Visualizações
A ética nas religiões (O Cristianismo.)
Toda a religião tem como dever nos mostrar o que é certo ou errado para aquela determinada crença, existem um conjunto de regras a serem cumpridas, ou seja, toda religião possui uma ética normativa. Um desses exemplos (no cristianismo) são os “Dez Mandamentos”, que servem para que seus fiéis os cumpram e, desse modo, ter um melhor relacionamento mútuo entre os mesmos. Ao fazer algo que descumpra esse conjunto de leis, o homem tende a se sentir culpado e repreendido pela sua própria consciência, pois acredita que exercer os “Dez Mandamentos” é aquilo que ele faz de ético no seu dia a dia. Algumas religiões acreditam que ao fim da vida, o indivíduo será julgado e condenado por forças divinas, ou em outras, a pessoa retornará ao mundo (reencarnação) em uma casta mais baixa que a atual. Por isso seus fiéis devem permanecer o mais eticamente correto durante seu período de existência.
O ponto de contato entre ética e religião é a verdade. É baseado na verdade que a ética ensina as pessoas como conviverem entre si; e por meio da verdade a religião também ensina as pessoas a viverem com Deus. Também, de uma forma ou de outra, as filosofias de todas as religiões enfatizam a compaixão, o amor, a tolerância e o perdão. Por meio de compartilhamento, respeito e comunicação (interpessoal e de intercrenças), aprendemos e praticamos os valores e ensinamentos de todas as doutrinas, e os instrumentos pelos quais todas elas podem beneficiar a humanidade. Por fim, concluímos que a ética é de fato muito presente no cotidiano dessas religiões. Um dos pilares dessas crenças é repreender quem causa algum mal a seu semelhante, e assim, estabelecem regras de conduta e convivência para um relacionamento melhor e mais justo entre as pessoas.
Como todo o pensamento religioso, o cristianismo também possui sua perspectiva ética. Porém, a pesar de, hoje em dia, a maioria dos cidadãos não fazerem parte do cristianismo por causa de suas liberdades individuais, os cristãos entendem que seu modo de enxergar o universo e a humanidade, contribui para a instauração de relações sociais mais harmônicas e igualitárias. Os cristãos tem como base para essa percepção acreditarem que todos os seres humanos são filhos (criados e amados) por Deus, em Jesus Cristo, e que dessa maneira, podem viver uma vida digna e harmoniosa, com justiça, paz, solidariedade e perdão dentro das ordens estabelecidas e adequadas ao grupo de convivência.
A ética social cristã pode ser aplicada de duas maneiras diferentes: Uma delas é incentivando o indivíduo a amar o próximo como ama a si mesmo (apesar de existir uma concordância generalizada de que fazer isso é um dever). E a outra é incentivando o indivíduo a tratar os outros assim como gostaria de ser tratado. E também pode ser sintetizada em dois fundamentos: Um que ressalta a centralidade cristocêntrica (enfatizando Jesus Cristo como fonte de orientação ética e de transformação) e outro que coloca a Bíblia Sagrada em evidência e que considera o Antigo e o Novo Testamento como fonte e norma do ensino e das práticas cristãs.
Na relação de ética entre religião/religião:
“Ética nas religiões se resume em respeitar os fundamentos de sua própria religião, sem desmerecer ou prejudicar as outras”. Mas como?
1º- Não existe religião boa ou ruim, cada uma vem de uma cultura, logo possui crenças e rituais diferentes. Ou seja, católicos e evangélicos não são melhores que judeus, hindus ou islâmicos.
2º- Cada “Deus” é supremo em sua crença, não existe um “deus” ou “deuses” melhores ou mais fortes.
3º- Os integrantes de um grupo religioso não devem usar da boa fé de seus devotos para adquirir somente benefício próprio. (Como pro exemplo, desviar dinheiro de dísimo.)
Na relação de ética entre religião/fiel:
Os grupos religiosos podem sim influenciar as pessoas de forma anacrônica, ou seja, não querendo que se pense em algo novo e que acredita-se que seja danoso. Com o objetivo de manter o controle sobre os mesmos.
1º- A eutanásia: Antecipar a morte de alguém é correto?
Dentro da ética crista, a eutanásia é considerada proibida. Pois acreditam que a vida é pertencente ao seu criador Deus. Porém, o tema é complexo, pois fica a dúvida: prolongar a uma vida, aparentemente sem meios de voltar a normalidade, artificialmente (por meio de remédios,
...