A IMPORTÂNCIA DA REFORMA RELIGIOSA PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA OCIDENTAL
Por: kelyraila • 10/9/2016 • Dissertação • 854 Palavras (4 Páginas) • 941 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODULO I
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
RAÍLA KELY DE SOUSA PACHECO
A IMPORTÂNCIA DA REFORMA RELIGIOSA PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA OCIDENTAL
FLORIANO
2016
A importância da reforma protestante para a educação e a cultura ocidental
- INTRODUÇÃO
O século XVI foi abalado pelos movimentos religiosos que dominaram a Europa, onde uma nova doutrina se difundiu em busca de uma reforma religiosa nas práticas abusivas da Igreja Católica Romana e do alcance de uma mudança social, educacional, política e econômica no pensamento dos fiéis do catolicismo.
- DESENVOLVIMENTO
Durante a Idade Média, a Igreja Católica era a entidade mais poderosa do mundo. Possuía uma estrutura inflexível e hierárquica. Proprietária de grandes terras, dominava muitas riquezas, assim como, também, monopolizava a educação e a cultura. Porém, apesar de possuir uma doutrina que pregava a bondade, a simplicidade, etc. entre outros valores, neste período esta tornava-se decadente e corrupta, por praticar o comércio de relíquias, por induzir seus fiéis a fazerem a troca de indulgências pelo perdão dos seus pecados e ainda pela prática da venda de cargos eclesiásticos.
Inconformado com os atos corruptivos da Igreja, Martin Lutero − monge agostiniano, jovem padre e professor de teologia − começou a reivindicar às práticas absurdas da Igreja, indo contra todos os princípios que ela pregava. Estabeleceu que a salvação é concebida através da fé e através das ações obtidas pelos ensinamentos das Escrituras Sagradas.
Em seus estudos, Martin Lutero criou 95 teses que contrariavam e reformulavam toda a religião católica romana. Criando assim, uma nova doutrina baseada na Bíblia. A partir daí, começava o movimento luterano, difusor da Reforma Protestante. Conseguiu muitos seguidores e apesar do papa Leão X pedir a sua retratação, Luter continuou defendendo seus ideais. Em 1517, pregou suas teses nas portas da igreja de Wittenberg, além de queimar a bula papal depois de ser excomungado.
Lutero foi capturado e mantido em cárcere. Durante esse período, dedicou-se a traduzir a Bíblia do latim para o alemão. Com intuito de levar o conhecimento das Escrituras a qualquer um que a lê-sse. Suas contribuições trouxeram uma nova visão da realidade.
Através da inciativa de Lutero, a reforma protestante tomou novos rumos que fizeram com que seus pensamentos e ideias, fossem reforçados posteriormente por outros protestantes, dando origem a diversos outros movimentos religiosos, que obtiveram vários seguidores tanto naquela época como nos dias atuais. Fazendo com que a cultura, de certa forma, ficasse mais diversificada e atribuísse novos conceitos, novos pensamentos, além de uma maior abrangência de ideias, tradições em relação à essa nova doutrina empregada.
O protestantismo não só mudou a perspectiva religiosa, como também influenciou mudanças sociais, econômicas e políticas. Grande agitador, lutou pela mudança intelectual das pessoas. Libertá-las do capitalismo e transformar a sociedade como um todo. Não era apenas uma questão espiritual ou religiosa, mas também de valores éticos e morais, os quais a Igreja Católica cada vez mais se distanciava. Ele percebeu que a falta de instrução educacional afetava a compreensão dos fiéis e as visões que eles possuíam sobre o mundo. A sociedade necessitava de um ensino, de uma educação. É nesse contexto, que Lutero considera que para ter o acesso às Escrituras, era necessária uma formação do saber para o entendimento desse conhecimento bíblico. Assim, ele considerou que educação pública e obrigatória, era um dever que o Estado deveria oferecer para todos, assim como manter as escolas, gerando nesse contexto uma revolução educacional.
...