A IMPORTÂNCIA DO TEÓLOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Por: IZIS CRISTIANI DE OLIVEIRA POSENER • 24/7/2020 • Dissertação • 984 Palavras (4 Páginas) • 2.186 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR- ITQ
CURSO LIVRE DE TEOLOGIA
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA
Izis Cristiani de Oliveira Posener
"A Importância do Teólogo na sociedade Contemporânea"
Aracaju - Sergipe
2020
A IMPORTÂNCIA DO TEÓLOGO MA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
O teólogo é reconhecido como “Intelectual”, e cada vez mais o seu papel torna-se indispensável para a vida da igreja e da sociedade. Possui conhecimento necessário para orientar e aconselhar as pessoas diante das dificuldades de ordem moral e espiritual além de também exercem o magistério e incentiva a prática da linguagem das religiões, e interpretação da razão diante das adversidades políticas sociais e econômicas. Ele pode ser visto como Concientizador e explicitador.
Além dessas atribuições também realizam trabalhos sociais inovadores com base nos aspectos teológicos. Ser teólogo significa, pois, exercer uma atividade profissional de responsabilidade Eclesial e social. Nos últimos tempos novos território para a reflexão teológica como a ecologia, as éticas aplicadas (bióticas), as consequências das tecnociências, etc.
O Teólogo precisa de coragem para participar da investigação de campos relevantes para o ser humano, por outro lado há temas que sempre permanecem atuais como discurso sobre Deus e a relação entre a fé e a razão. Como qualquer profissional o teólogo necessita de condições como infraestrutura e tempo disponível para produzir seriamente, para publicar artigos em coletâneas, em revistas especializadas e em anais de congressos para que assim possa ter visibilidade e permita confrontar seus trabalhos com os de outros especialistas.
Os teólogos podem exercer diversas funções tais como: professor: em escolas, igrejas e faculdades, dando aulas de religião e ética, sendo pesquisador: estudando e investigando em profundidade o conceito de religião e a relação das diversas práticas sagradas dentro do cotidiano social; também presta orientação; consultor: atua prestando assessoria para pessoas físicas ou jurídicas que trabalham com religião e também presta orientação a grupos religiosos, pastor ou outra função do sacerdócio. Além dessas funções, o teólogo pode exercer a função de “Capelão” em diversas instituições públicas como por exemplo: nas forças Armadas, mas para esse cargo é preciso passar por concurso público.
Em geral a maioria dos teólogos trabalham em igrejas e associações religiosas contudo há outras áreas no mercado de trabalho para exercer esta profissão. As Organizações não governamentais (ONGs) e grupos de assistência comunitária também podem contratar teólogo para ministrar palestras e dar aconselhamento espiritual.
independente do setor escolhido os teólogos buscam refletir sobre aquilo que é considerado divino. Ele trabalha promovendo o bem estar social e ajudando pessoas a alcançarem o equilíbrio espiritual, tendo como objetivo esclarecer a fé da comunidade, aprofundá-la, reeditá-la dentro da síntese atual de forma que esta fé mantenha as raízes do passado e ao mesmo tempo reflita sobre o presente.
O teólogo recicla constantemente os conhecimentos adquiridos anteriormente com os do presente, elaborando sínteses e tendo atitudes de aprendizado permanente.
O Grande Desafio para compreensão da teologia contemporânea são os emaranhados de idéias, sugestões e soluções que fazem desaparecer o "fio da mead[", tanto que se torna impossível formar uma história coerente com início, meio e fim. A geração atual tem suas características próprias, mesmo que possa parecer um tempo diferente pelas tantas conquistas humanas em diversas áreas das ciências e da tecnologia, portanto, faz-se necessário que o teólogo não deixe de observar a caminhada humana e suas tendências, mesmo que seja difícil determinar para onde está indo e se realmente chegará a algum lugar.
...