A Violência no Brasil
Por: sunseetl • 2/3/2019 • Artigo • 257 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Neste trabalho abordamos a questão da violência no Brasil como um fator proveniente de uma sociedade desigual e de uma história marcada por conflitos internos, nos quais os envolvidos utilizavam-se da força como forma de resolução ou negociação.
O histórico de violência no Brasil teve início já na chegada dos portugueses, que fizeram os nativos de escravos e constantemente estupravam as mulheres indígenas. No período colonial, a violência se fazia presente principalmente com o escravismo e o modo como os negros eram tratados.
Mais à frente, na República Velha, houve diversos movimentos sociais, como o Cangaço, a Guerra de Canudos e a Revolta da Chibata, sendo todos violentamente reprimidos.
Já na Era Vargas, ocorreram a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Intentona Comunista, ambas revoltas armadas e reprimidas fortemente pelo governo. Após a Intentona Comunista, teve início um período de ditadura no Brasil e com ele a violência exagerada por abuso de poder e as incontáveis sessões de tortura a qualquer um contrário à ditadura.
Como pôde-se observar, a violência sempre foi (direta ou indiretamente) parte da história e da cultura brasileira. Essa violência exagerada era erroneamente interpretada como algo superficial e constantemente tratada pelas elites como um fator de pouca importância. O fato em questão continua presente mesmo na atualidade, o que fez com que o problema tomasse proporções extremas. A violência sempre foi, e ainda é, um grande obstáculo para o desenvolvimento do país e, infelizmente, no estado em que se encontra, algo muito difícil de ser resolvido.
...