ANÁLISE DE INVESTIMENTOS CONCEITOS INICIAIS
Por: Andersonsh21 • 10/4/2017 • Dissertação • 375 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Página 1 de 2
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS – CONCEITOS INICIAIS
- Um projeto de investimento consiste na identificação e análise das conseqüências mais importantes de certa decisão de aplicar recursos de capital. Essas conseqüências mais importantes variam de um projeto para outro, mas geralmente incluem as de ordem econômico-financeira.
- Os projetos têm a finalidade de explicitar e quantificar as vantagens e as desvantagens de cada alternativa de investimento. Uma vez que a informação que os projetos contêm nunca é completa, a experiência e a intuição sempre são valiosas para a tomada de decisão.
- O nível de informação sobre os custos e os ganhos de certa decisão de investir geralmente afetam as suas estimativas, bem como afetam o “risco” associado a tais estimativas.
- Primeiro: ampliar ao máximo o leque de alternativas.
- Segundo: utilizar alguns critérios simples (técnicos e econômicos) para um primeiro descarte.
- Terceiro: reordenar as alternativas e refinar os critérios, realizando mais um descarte.
- Quarto: aplicar critérios quantitativos para aferir a rentabilidade.
- Quinto: fazer análise de risco.
- Sexto: adicionar considerações sobre fatores não-quantificáveis.
- Fatores técnicos: vida útil dos equipamentos.
- Evolução tecnológica: possibilidade de obsolescência.
- Fontes dos recursos: prazos de amortização ou de retorno.
- Tendências de mercado: ciclo de vida dos produtos.
- Informações disponíveis
- O fator de desconto para o valor atual de qualquer benefício ou custo futuro é:
[pic 1]
Percebe-se que quanto mais afastado no tempo estiver um benefício ou um custo, menor será a sua influência sobre a decisão. Por outro lado, sabe-se que quanto mais distantes no tempo estiverem sendo estimados custos e benefícios, mais precárias serão as estimativas.
- Taxa de mínimo retorno ou taxa de mínima atratividade é a rentabilidade mínima escolhida para avaliação econômica de certos projetos. O custo de oportunidade do capital é a principal referência para a escolha dessa taxa. Considerações sobre o risco do setor de atividade podem ou não fazerem parte da escolha.
- Na teoria keynesiana, as despesas de investimento constituem a influência mais importante sobre o nível de renda, de emprego e de lucros. Esses efeitos são o Multiplicador (elevação do nível de renda devida ao investimento) e o Acelerador (elevação das despesas de investimento devida ao aumento de renda).
- Essa afirmação é tanto mais verdadeira quanto menor for o alcance regulador e a participação direta do governo na economia.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com