Os Fundamentos Teológicos
Por: edson130799 • 10/4/2021 • Artigo • 571 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
AVALIAÇÃO MODULAR DISSERTATIVA 2
POLO: BELO HORIZONTE /MG DATA: 31/10/2020
EDUCAÇÃO CRISTÃ E HOMILÉTICA.
ALUNO: EDSON SILVA FILHO MATRICULA: 32695
A educação e a religião caminham lado a lado, pois o evangelho educa e ensina uma vida convergente a Deus, uma educação libertadora, participativa, onde os exemplos daquele que ensina são de suma importância na transmissão de valores, na troca de experiências de vida, na formação do caráter e no cuidado das pessoas.
A religião faz parte da educação da sociedade, a educação está em todas as partes da religião. A igreja que nasce no novo testamento tem uma configuração ensinadora, a bíblia é educação sem necessariamente falar de educação. A igreja é uma comunidade pastoral onde educar e cuidar são dois lados da mesma moeda.
O sermão difere da pregação, sendo a pregação toda forma de proclamação do evangelho em suas diferentes formas. Na homilética vemos a técnica e a arte de se comunicar através do sermão cristão, sendo uma forma de pregação em uma reunião cúltica, um discurso religioso dirigida àquelas pessoas que participam do culto, devidamente preparado.
A práxis homilética apresenta diversos elementos que caracterizam o modo pelo qual a palavra de Deus pode ser exposta. Jesus o nosso maior exemplo sempre expunha a palavra com exemplos simples do dia a dia, da natureza, em qualquer lugar, aproveitando as oportunidades que surgiam no seu caminhar. Os apóstolos discipulados por cristo partiam da mesma premissa sendo pastores e pregadores eruditos ou iletrados. A homilética é diversa, dinâmica e contemporânea.
Durantes as aulas de Educação cristã e homilética, ficou claro que a religião não se desvincula da educação, tendo uma participação fundamental no ensino da sociedade, sendo a bíblia um instrumento de educação dos povos, um manual para a vida, a verdade de Deus para a humanidade. A educação é libertadora e potencializada pela palavra de Deus tem o poder de transformar o homem em um ser melhor, alinhado com o criador.
A homilética é fundamental na pregação do evangélico, nos dando a técnica necessária para a comunicação com nossos interlocutores, na pregação do evangelho e na preparação do sermão cúltico, sendo uma arte da exposição da palavra de Deus. Na prática a homilética podemos experimentar a ação da pregação em qualquer lugar, seja no púlpito, em uma praça, no trabalho, onde a oportunidade surgir. A Práxis homilética precisa ser dinâmica e contemporânea, mas fiel às suas tradições e simplicidade que nos foi outorgada por nosso maior mestre, Cristo Jesus.
...