RESENHA CRÍTICA NÚMEROS
Por: Vilson Filho • 21/5/2020 • Resenha • 367 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
RUSHDOONY, Rousas John. Numbers: Commentaries on the Pentateuch.Ross House Books, 2001, p.8-15.
Rousas John Rushdoony foi um historiador, filósofo e teólogo calvinista, influenciado por João Calvino, Cornelius Van Til e Greg Bahnsen. Jhon é considerado o pai da Reconstrução Cristã. Nesta resenha abordaremos o texto Números: Comentários sobre o Pentateuco.
John Rushdoony faz menção do pensamento de Philip J. Budd ao realizar uma síntese do livro de Números baseado no propósito da saída do povo de Israel rumo à terra prometida. Nessa perspectiva o autor divide o acontecimento em “algumas partes” que nos chamam a atenção. Podemos dizer que todas as abordagens enfatizadas no texto evidenciam a falta de uma ação – obediência – que resulta em consequências para o desfrute da terra prometida.
O povo escolhido tinha um objetivo a ser alcançado, e para isso, era necessário dependência total de Deus. O segundo ponto tratado também está relacionado à obediência. Aqueles que não obedeceram às leis de Deus não puderam entrar na terra prometida. Com isso, o autor afirma que: “Deus não separa o material do espiritual”. Outros dois trechos são semelhantes, tratam a ideia de aceitar ou rejeitar a uma autoridade. É nítido que essas falas perpassam por um só sentido a obediência, e isso é tratado durante toda a narrativa de Números.
Philip J. Buddy ressalta no decorrer do texto outro ponto importante: “a organização” do povo de Israel. Para isso, Deus ordena que seja feito um censo com a finalidade de selecionar as pessoas aptas para formar um exército, bem como organizar a população na arrecadação dos tributos/impostos. O autor excita dúvidas ao leitor quando compara o censo ordenado por Deus com o censo feito por Davi em 1 Crônicas 21. Como dito, a conduta de organização deliberada por Deus tinha como finalidade organizar o povo de Israel. O censo feito por Davi tinha por objetivo alimentar seu ego, mostrando para os outros povos que seu poder e seu exército eram bem maiores.
Por fim, Números trata-se de um livro histórico marcado pela peregrinação e a organização dos israelitas. É tratado por alguns leitores como um livro não muito atraente, embora tenha grande importância devido a organização das leis e aos relatos históricos dos grandes feitos de Deus.
...