RESUMO DO CAPÍTULO 1 - BIBLIOLOGIA
Por: ACPEGADO42 • 26/3/2017 • Trabalho acadêmico • 522 Palavras (3 Páginas) • 3.475 Visualizações
AUGUSTO CÉSAR PEGADO DE LIMA FILHO
RESUMO DO CAPÍTULO 1: BIBLIOLOGIA E REVELAÇÃO DAS ESCRITURAS
Trabalho da disciplina Bibliologia do ITQ(turma 2017 – primeiro ano)
Belém
Março-2017
A Bibliologia foi um termo criado pela comunidade teológica que trata do estudo das Sagradas Escrituras, suas doutrinas, o contexto histórico, sua composição(estrutural e escrita), desde sua origem(oriente médio) até os dias de hoje. O estudo da Bíblia, pela ciência, revela-se espiritualmente e sua natureza, portanto, é de origem divina. Em outras palavras, Deus é autor das escrituras, transcritas por homens(escolhidos por Ele); e ainda é a mensagem de Deus aos homens, já que Ele quis manifestar-se. A Bibliologia verifica a necessidade e a razão das escrituras já que Deus cria condições favoráveis para comunhão com Ele e ao mesmo tempo se revela objetiva e milagrosamente a todos os seres humanos.
A revelação das escrituras, depois de muita análise, foi esmiuçada e com isto surgiram conceitos que hoje são adotados, veja:
- Revelação Geral(2 aspectos – acessível a todos e obtém-se pela observação);
- Revelação Especial(restrito aos profetas dado a comunhão particular com Deus, portanto altamente necessária, de mais de uma natureza, de diversos meios, pessoal D’ele, ou seja, a Bíblia é a própria revelação);
- Revelação Gradativa e Progressiva(desenvolvimento evolutivo gradual, ou ainda, nunca se contradiz).
É intuitivo dizer que a revelação significa presença pessoal de Deus, verdade que foi informada, condições de podermos identificar algo que seja de Deus e principalmente mostrá-Lo aos outros. Todo homem acredita em alguma forma de Revelação Geral que está ao seu redor, e que por isso, é responsável pelo conhecimento geral que está disseminando, pois se o homem diz-se ateu então no mínimo é óbvio que ele acredita em si mesmo! Apenas os homens escolhidos por Deus tem acesso a revelações Especiais, como o próprio Apóstolo Paulo afirma no livro de Romanos, mas deve-se ter cuidado, pois é necessário pregar o evangelho para as pessoas poderem crer e assim justificar que são “justas”. O ser humano, apenas no contexto da Revelação Geral, serve, assim como a lei, para torná-los culpado!
CONSIDERAÇÕES
Percebemos que o ato de desvendar, descobrir, de maneira especial, a comunicação de Deus e de sua mensagem para o homem, tanto o ato em si como o resultado, implica Revelação, tornando-o “bem aventurado” em ter sido escolhido. A Revelação é um processo; Deus manifesta a si mesmo e ao homem vontade de se comunicar, Seus pensamentos são entendidos e expressados na linguagem humana, a Escritura a aceita como padrão para conhecer ‘a verdade(removendo erros se houver com ajuda da hermenêutica), o texto é impresso em várias línguas do mundo(a Bíblia é o livro mais lido do mundo), a mente humana é renovada e começa a viver a Palavra de Deus.
No que se refere a igreja, a mesma passou a ser instrumento “inanimado” de Deus, do ponto de vista do lugar físico, e no sentido espiritual, pela reunião de pessoas em comunhão, vimos que o homem deve fazer parte de uma igreja para disseminar o evangelho através da auto-manifestação de Deus pela Sua Palavra.
...