Reformadores John Huss
Por: Alexsandro Fernandes • 5/4/2016 • Artigo • 653 Palavras (3 Páginas) • 598 Visualizações
Reformadores: John Huss
Alexsandro Fernandes
Prof. Clodoaldo
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ Região 639
Introdução à Teologia
06/04/2016
RESUMO
Este artigo tem como intuito explanar a vida e obra de John Huss, famoso reformador, antecedente a Lutero.
Huss, que de uma vida humilde como camponês, foi usado soberanamente por Deus para transformar a realidade de sua cidade, preparando o caminho para que a grande reforma protestante fosse concluída 100 anos mais tarde.
Palavras-chave: Reforma; John Huss; Wycliffe.
1 INTRODUÇÃO
A reforma protestante foi um dos acontecimentos mais marcantes na historia da igreja, chegando a ser comparada segundo alguns teólogos, como o segundo maior evento na historia Cristã, ficando somente atrás do Pentecostes.
Anos antes de Martinho Lutero, alguns homens se levantaram contra o sistema religioso da época, expondo suas heresias e contradições à luz das Escrituras.
Dentre os pré-reformadores podemos destacar William Tyndale (1484-1536), Jerônimo Savonarola (1452-1498), John Wycliffe (1328 - 1384) e John Tauler (1300-1361), porém falaremos mais sobre John Huss (1373-1415) sua vida e morte a serviço do evangelho de Jesus.
2 DESENVOLVIMENTO
Jonh Huss nasceu na região da Boêmia, atualmente conhecida como Republica Tcheca em 1373. Filho de Camponeses sem recursos e posses, contudo desde muito jovem foi incentivado a não abandonar os estudos. Quando jovem, com aproximadamente 17 anos, entrou para a universidade de Praga. Anos depois, já formado, Huss foi ordenado sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, e alguns anos depois se tornou reitor na universidade.
Durante esse tempo a crise religiosa na Europa estava em crescimento, principalmente quando dois Papas foram nomeados, e ao invés de escolherem entre estes dois acabaram nomeando um terceiro Papa. Os absurdos não paravam ai, bispos e padres vivendo em imoralidades, venda de indulgencias e desvios de conduta, o povo clamava por uma reforma.
Huss começava a entrar em contato com os ensinos de outro grande reformador, John Wycliffe, que foi decisivo em seus ideais. Ele comecou a entender a mensagem da cruz, em seu coração ardia à chama do verdadeiro evangelho de salvação pela Graça. Seus sermões eram simples e inteiramente bíblicos.
Isso não agradou o alto clero, que denunciou as praticas de Huss a Roma, e por isso foi proibido de pregar. Porém, a decisão de Roma não abalaria sua motivação, e quanto mais a perseguição chegava mais ele pregava com fervor. Após ser excomungado por 4 vezes, foi intimado a comparecer a Roma. Fugiu por 2 anos, mas em 1414 ele foi convocado para o Concílio de Constança, que decidiria qual dos três papas era o legítimo, e a respeito da crescente “heresia” de Wycliffe e Huss.
Huss concordou com a promessa do Rei Sigismundo que lhe ofereceu um salvo conduto para ir até a cidade de Constança na Alemanha, porém chegando à cidade foi detido.
...