A Comunidade do Discípulo Amado
Por: duduzin7 • 11/6/2016 • Ensaio • 364 Palavras (2 Páginas) • 1.119 Visualizações
FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA
Carlos Eduardo Ribeiro Nunes
A COMUNIDADE DO DISCÍPULO AMADO
Fichamento de leitura apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Literatura Joanina: Introdução e Exegese, do curso de Bacharel em Teologia, ministrada pelo professor Kenner Terra.
VITÓRIA-ES
2015
A comunidade do discípulo amado Ficha no. 01
BROWN, Raymond Edward. A comunidade do discípulo amado. (tradução Euclides Carneiro da Silva). São Paulo: Paulus, 1999.
O trabalho do autor baseia-se em análise de textos e de seu próprio estudo sobre a comunidade joanina. Neste livro, Raymond E. Brown divide seu texto em fases históricas da comunidade, muitas das vezes, fases de conflitos. Áreas como cristologia, ética, escatologia e pneumatologia, são os principais pontos abordados por Brown. Uma cristologia muito elevada da preexistência (“alta cristologia”) é o ponto central de sua tese da comunidade joanina.
O autor nos mostra que a comunidade achava que a sua cristologia era a mais profunda e, com isso, que conheciam melhor Jesus do que qualquer outro. Com isso, encontram-se vários grupos oriundos e contra a comunidade, assim, surgindo um debate entre a comunidade e esses grupos (o mundo, os judeus, os adeptos de João Batista, os criptocristãos, as igrejas de cristãos judeus de fé inadequada, os cristãos das igrejas apostólicas). Contudo, a comunidade se comparar a Jesus, e assim, não se considerarem deste mundo como ele também não é.
Em suma, pode-se observar que o discípulo amado, a quem era considerado o líder/herói desta comunidade, é considerado mais próximo de Jesus do que qualquer um dos doze, pois, conhecia melhor o mestre, e ficou com ele até o fim (a cruz). Era uma comunidade que se considerava guiada verdadeiramente pelo Paráclito (Espírito da verdade). Em ultima, Brown finaliza a obra com o debate entre os separatistas e o autor das epístolas, por interpretarem o evangelho de forma distinta. Mas o que podemos perceber que o discípulo amado não é o autor do evangelho, mas uma testemunha ocular dos sinais de Cristo e narrador dos mesmos.
Tipo de fichamento: Resumo
...