A Origem e formação
Por: André Germann • 17/6/2018 • Resenha • 371 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL[pic 1]
ESCOLA DE HUMANIDADES
CURSO DE TEOLOGIA
DISCIPLINA: PROFETAS
PROFESSOR: CÁSSIO MURILO DIAS DA SILVA
André Germann, Lucas Mendes, Pericles Filipiak
Profeta Daniel
Origem e formação
Possui duas partes, sendo que na primeira há a determinação do gênero literário: apocalíptico.
Em sua segunda parte relata a autobiografia sobre as profecias. Para a septuaginta e a vulgata é classificado como o quarto dos grandes profetas.
Escrito em hebraico nos capítulos1-2,4 e 8-12 e em aramaico de 2,4 a 7,28a. Na versão grega estão contidos vários episódios originais que não são encontrados na tradição hebraica. O acréscimo grego não constitui um relato continuo, mas é composto pó diferentes peças, e para isso é melhor que seja analisado de forma separada. Existem duas versões, os da septuaginta e os Teodocião, apresentando várias divergências entre si.
A tradição grega lembra a oração de Baruc, estrutrua e fórmulas de alguns salmos, a história de José e da mulher de Potifar, o relato de Elias e dos profetas de Baal.
Alguns pensam que Daniel foi escrito todo em hebraico e depois traduzido para o aramaico e que durante as perturbações de Antíoco IV, parte do hebraico teria se perdido e completado depois pela tradução aramaica. Outros acham que o contrário seja o correto, pois o escrito hebraico é sem elegância. Outros consideram 1-6 e 7-12 duas obras independentes. A primeira em aramaico e a segunda em hebraico, formando um só texto.
Estrutura e conteúdo
- Divisão em dois grandes blocos
- Primeiro bloco: episódio da fornalha e as 70 semanas; determinação do gênero literário: apocalíptico; exposição dos relatos do Daniel da Babilônia: visões e adivinhação dos sonhos, adoração à estátua e Daniel na cova dos leões.
- Segundo bloco: autobiografia sobre as profecias; visão dos animais e do filho do homem; destino de Jerusalém
- De 1,1 a 2,4a (hebraico) relato da educação de Daniel e de seus companheiros Hananiá, Mishael e Azariá na corte de Nabucodonosor; no capítulo 2 a introdução do relato do sonho da grande estátua de Nabucodonosor.
- De 2,4b a 7,28 (aramaico) há diversos relatos edificantes (capítulos 2 a 6), depois a versão dos quatro animais (capítulo 7).
- De 8,1 a 12,12 (hebraico) novas visões e revelações feitas a Daniel.
Temas teológicos
- Visão do filho do homem;
- Visão apocaliptica
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