ADOLESCENTES EM CONFLITOS COM SOCIEDADE
Ensaios: ADOLESCENTES EM CONFLITOS COM SOCIEDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Crisley12 • 23/11/2013 • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 431 Visualizações
O presente relatório tem como proposta analisar e contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes na atividade que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para mundo do trabalho. As atividades devem abordar as questão relevante sobre a juventude, contribuindo para construção de novos conhecimentos e formação também devem desenvolver habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital de modo a orientar o jovem para escolha profissional, bem como realizar ações com foco na convivência social por meio da arte cultura, esporte e lazer. As intervenções devem valorizar a pluralidade e a singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade, sensibilizar para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, criar oportunidade de acesso a direitos, estimular praticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo de jovens no espaço publico.
Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social fortalecendo a convivência familiar e comunitária.
Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para usufruto dos usuários aos demais direitos. Favorecer o desenvolvimento de atividades intergerecionais , propiciando trocas de experiências e vivencias, fortalecendo respeito à solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
OBJETIVO GERAL
- Mostrar que na adolescência o primeiro passo para desenvolvimento é a informação.
- Elaborar ideias que ajude os jovens a vencer os problemas mais comuns.
- Incentivo a participação dos adolescentes na sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PESQUISA
- Informar a situação do convívio dos adolescentes na sociedade.
- - Informar O atraso dos adolescentes por causa das drogas.
- - Informar Problemas causados pela sexualidade.
-- Informar A situação da educação na adolescência.
A ciência tem como objetivo fundamental chegar á veracidade dos fatos, neste sentido não se distingue de outra forma de conhecimento. O que torna porem, o conhecimento cientifico distinto dos demais é que tem como caracteristica fundamental a sua verificabilidade.
Para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessario indentificar as operações mentais e técnicas que possibilitam a sua verificação, ou possa determinar o métodoque possibilitou chegar a esse conhecimento.
Considerando-se esse grande número de métodos, torna-se convinientes classificá-los em dois grandes grupos: o dos que proporcionam as bases lógicas da investigação científica e o dos que esclarecem acerca dos procedimentos técnicos que poderão ser utilizados.
O Serviço Social é uma profissão de cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política,antropologia, ética . O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
O Assistente Social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.
Tendo como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica menos desigual que a atual. Reconhecendo nos determinantes estruturais e nas dificuldades da realidade social, os limites e as possibilidades do trabalho profissional, rebelando-se contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente.
O perfil em Serviço Social, atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. È dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto de relações sociais e no mercado de trabalho.
...