Doc memorial pedagogia
Por: brabruh • 13/11/2015 • Bibliografia • 632 Palavras (3 Páginas) • 378 Visualizações
1. Introdução
De tudo e qualquer situação a leitura e a escrita é essencial, através dela podemos extrair informações ou experiências que nos pode ajudar a ampliar o nosso conhecimento, para confirmar o que já sabemos, para incorporar novos pontos de vista.
Este memorial traz um pouco de mim, das minhas experiências, ao iniciar a leitura e a escrita, desde a infância até os dias de hoje.
2. AUTOBIOGRAFIA
Meu nome é Ivani Borelli, sou natural de Santo André, tenho 30 anos e estou cursando o 4º semestre de Pedagogia. E desde quando comecei o curso meu modo de pensar mudou muito, digamos em relação as pesquisas, principalmente na área da educação, é prazeroso, pois sempre quis ser professora.
Antes de entrar na faculdade fiz alguns cursos, trabalhei de secretária em um escritório de contábil, porém não me completava, era desgastante. Ao longo do tempo, trabalhei de auxiliar de classe em uma escolinha particular, Esse sim era um trabalho prazeroso, me completava, não desmerecendo os outros trabalhos, mas esse eu trabalhava com dedicação e amor, por isso resolvi escolher o curso de Pedagogia.
Hoje posso dizer que com o curso estou aprendendo muito, principalmente com o hábito de leitura e escrita, embora tenho muito que aprender e melhorar para que futuramente eu possa me tornar uma excelente professora.
3. Leitura da minha infância
Quando criança, tive muito incentivo dos meus paisna leitura, na minha casa tinha muitos livros infantis, jornais e revistas e meu pai sempre comprava um livro diferente com imagens e lia e mostrava figuras.
Comecei lendo livros de contos de fadas e histórias em quadrinhos de Super-Heróis, era divertido. Quando comecei a crescer, me interessava em histórias em quadrinhos Mangás e '' OS cavaleiros do Zodíaco era o que eu mais gostava, tanto é que leio até hoje.
4. Minha vida na leitura e escrita na escola
Na época de escola, não tínhamos acesso a internet, então quando os professores propunham algum trabalho a ser feito em grupo ou individual, eu e os demais alunos tínhamos que ir a biblioteca. Na maioria das vezes eu utilizava a biblioteca da prefeitura de Santo André, eu era até cadastrada e tinha carteirinha, e como eu utilizava os livros de lá, poderia até levar pra casa, e assim podendo realizar as pesquisas e trabalhos escolares.
A escola fornecia os livros didáticos que era muito útil, no decorrer do ano usávamos, e quando chegava no fim do ano tínhamos que devolver, pois os alunos da mesma série do ano seguinte usaria também, e eu como aluna cuidava muito bem dos livros escolares.
A escrita na verdade, era realizada com as apostilas que eram entregues no decorrer dos bimestres, e então os professores discutiam em sala de aula o conteúdo, e logo em seguida era realizada atividades com interpretações de textos.
5. A leitura e a produção textual na faculdade
A leitura na faculdade, digamos que pra mim é mais necessidade do que prazeroso, pois eu tinha hábito de ler, porém livros que me que eu tinha interesse, de histórias, ficção e super-heróis.
Já na faculdade, são livros, e cada disciplina tem um livro diferente pra ler, porém sempre fica um ou outro que não dá tempo para ler devido a falta de tempo. A leitura é essencial, traz benefícios, cultura, conhecimento, melhora a maneira de expressar, e tenho consciência que o curso de Pedagogia exige leitura e escrita, pois seremos futuros professores, sei que a exigência da leitura no curso é essencial para que possamos nos tornar bons profissionais na área da educação.
...