Introdução aos Estudos Teológicos
Por: juniorkoguta • 10/8/2017 • Trabalho acadêmico • 618 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
Curso: Bacharel em Teologia Disciplina: Introdução aos Estudos Teológicos
Professora: MSc Débora Santos
Data: 19/06/2017
Aluno: Josué Tadeu Matos da Silva
Resenha Crítica
Livro: Teologia Sistemática-Alister E. McGrath
Capítulo 4: Os movimentos teológicos a partir do iluminismo
Introdução: Págs 123- 126
O evangelicalismo: Págs 159-161
Introdução
No começo da obra aborda sobre que a teologia cristã deixou de ser um fenômeno ligado ao contexto da Europa Ocidental e passou a ser global, expandindo-se primeiramente aos Estados unidos que desde então foi criado várias escolas teológics no contexto estado-unidense. Jonathan Edwards é citado como o teólogo mais importante ligado ao avivamento religioso.
Tendo em vista às várias criações de seminários, os Estados unidos teve uma grande importância no centro de ensino no meio teológico, no entanto só teve relevância mundialmente no século XX. Por influência dos teólogos europeus ainda se conservava o modo de ensino, orientação, mas foi perdendo-se força pelas “teologias locais” em que os escritores locais começaram a criticar o perceptível “eurocentrismo “.
O autor traz uma visão sobre a modernidade que se caracteriza por uma confiança em relação à capacidade do ser humano de pensar por si mesmo, que a partir desse pensamento deu origem aos debates e movimentos. Essa construção de pensamentos pela razão deu início ao movimento chamado iluminismo. A obra ressalta da diferença crucial sobre o termo Idade da Razão como sinônimo do Iluminismo que é equivocado.
O texto deixa claro que é pela maneira como a razão era utilizada e nos limites que lhe eram impostos, e além disso foram criados movimentos contrários à razão, portanto à capacidade da razão humana é para desvendar os mistérios do mundo. Vale ressaltar que o iluminismo introduziu um período de grandes incertezas para o cristianismos, na Europa Ocidental e nos Estados Unidos.
O autor apresentou os argumentos com base em os autores e pensadores que mostrou ter crédito naquilo que foi apresentado. A linha de raciocínio foi incontingente e com clarezas nos fatos, porém a pouca dificuldade que se encontra é que poderia dar mais exemplos específicos de alguns fatos. A linguagem é rica, de boa compressão portanto é recomendado para fins acadêmicos na ramo teológico , filosófico e histórico.
O Evangelicalismo
Primeiramente o autor traz duas visões do que seja o termo “evangélico”, que atingamente seria em relação aos escritores católicos que esperavam por um retorno às crenças e às práticas que foi perdida. Segundo, é feito uma análise de como é utilizado hoje, que há um tendência supradenominacional, voltada mais para à teologia e à espiritualidade, ou seja essência continua a mesma, mas enquanto a sua aplicação houve mudança.
Vale salientar, que é feito um conjunto de quatro pressupostos atual sobre o evangelicalismo, um deles se concentra na autoridade e a suficiência das Escrituras e o outro remete da necessidade da conversão pessoal, a adequação e a urgência do evangelicalismo e a singularidade da rendeção. Destaca-se uma preocupação do movimento só com esses princípios, tendo em vista que há muitas igrejas que tomam a mesma como doutrina.
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