O Reino dos Céus e os Evangelhos
Por: Fabiolacoimbra • 3/5/2018 • Resenha • 887 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PORTIFOLIO
DIREITOS HUMANOS E RELIGIÃO
O REINO DE DEUS E OS EVANGELHOS
NITEROI
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PORTIFOLIO
DIREITOS HUMANOS E RELIGIÃO
O REINO DE DEUS E OS EVANGELHOS
Portifolio da disciplina Direitos Humanos e Religião apresentado ao curso de Bacharelado em Teologia do Centro Educacional UNINTER.
NITEROI
2018
O REINO DE DEUS E OS EVANGELHOS
De acordo com os estudos levantados sobre o tema, podemos perceber que a centralidade do Reino de Deus foi confundida durante muito tempo com a igreja em si; porém ao longo dos estudos verificamos que nos evangelhos, o Reino de Deus é pregado por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo enfatizando a importância deste Reino chegar até nós através da anunciação do amor de Deus e da obra salvifica que Ele preparou para nós através de Seu filho.
Segundo John Sobrino O Reino de Deus dominou a vida pública de Jesus, sendo ele o mediador, absoluto e definitivo, do Reino. Em Jesus a realidade histórica do Reino se concretiza nele mesmo. A sua conduta demonstra os sinais do Reino quando acolhe o pobre, realiza milagres, expulsa os demônios, senta-se à mesa com publicanos e pecadores, compartilha uma nova imagem para Deus.
Nos Evangelhos podemos perceber que o Reino de Deus é o fator principal, já que anunciam as “boas novas” da vinda de Jesus, do seu reino, do seu ministério e da sua entrega a favor dos homens. Mateus, Marcos, Lucas e João. Quatro testemunhas diferentes, independentes entre si, porém com o mesmo objetivo: Apresentar o Salvador ao mundo.
Os três primeiros evangelhos narram, principalmente, os ensinos de Cristo sobre o Reino de Deus, as suas parábolas, as instruções que eles davam aos povos; enquanto que o quarto evangelho relata, principalmente o ensino de Jesus acerca da Sua pessoa. Ao mesmo tempo esse evangelho confirma o conteúdo dos outros três e em certos casos lhes serve de comentário. Com isso podemos ver que os evangelhos se completam, pois é a manifestação da mesma pessoa, e descrição das obras do verbo na terra. Jo 1:14.
No livro de Matheus Jesus faz uma grande revelação acerca da grandeza no Reino de Deus. No capitulo 6:33 Jesus diz: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” O Mestre nos mostra que devemos mudar nossas prioridades: Quando colocamos o Reino de Deus e a sua justiça como o mais importante em nossas vidas, buscando ser obediente a Palavra de Deus e fazer o que Lhe agrada, O Reino de Deus será manifesto em nossas vidas e o Senhor a comandará.
O capitulo 1 versículo 15 do livro de Marcos expõe “e dizendo: O tempo está se cumprindo, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho”. Nos mostrando que o Reino de Deus está se cumprindo aqui na Terra, pois os sinais estão acontecendo a todo tempo; com isso devemos nos arrepender e crer nas boas novas de Jesus para que possamos estar preparados para Sua Vinda gloriosa.
Lucas apresenta Cristo como o Salvador universal de todos os pecadores, fala sobre Seu ministério e que em tudo Jesus foi tentado, mas que através da Palavra de Deus, somos mais que vencedores. Ele mostra também que se não nos arrependermos dos nossos pecados, iremos perecer. E seremos cortados assim como a figueira que não deu frutos.
...