OS FUNDAMENTOS PARA EVANGELIZAÇÃO
Por: Jovenice Peterle • 18/10/2019 • Dissertação • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 684 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
JHONATAN PETERLE BARABAS
1º ANO
FUNDAMENTOS PARA EVANGELIZAÇÃO
ARARANGUÁ
2019
JHONATAN PETERLE BARABAS
FUNDAMENTOS PARA EVANGELIZAÇÃO
[pic 1]
ARARANGUÁ
2019
RESUMO
Evangelização, nada mais é do que “levar as boas-novas” ou “levar as boas-notícias”, a notícia que Jesus morreu para nos dar a salvação. Evangelização é evangelizar as pessoas que ainda não conhecem Jesus Cristo e evangelizar é simplesmente o ato de falar sobre o evangelho (boas notícias) de Jesus e a sua salvação. O evangelismo é muito importante porque traz salvação para muitas pessoas. Nós somos salvos por meio da fé e a fé vem por ouvir o evangelho (Romanos 10:17). Mas isso não significa que nós devemos só ficar falando sobre Jesus o tempo todo, nós devemos agir com sabedoria, devemos falar no momento certo e o momento certo quem vai nos dizer é Espírito Santo.
PALAVRAS CHAVE: boas novas, sabedoria e ouvir.
INTRODUÇÃO:
Evangelização não é só falar, também é escutar o próximo para conhecer melhor a pessoa, entender seu ponto de vista e tentar ajudar; E é também escutar o Espírito Santo para saber como guiar a conversa de maneira sábia. Existem muitas formas de evangelizar e não podemos oferecer um padrão para usar em todas as situações. Mas existem algumas regras gerais que ajudam, como por exemplo: orar, viver o evangelho, amar o próximo, escutar e não desistir.
FUNDAMENTOS PARA EVANGELIZAÇÃO
Para sabermos como evangelizar da maneira correta, precisamos compreender o que é o evangelho, a evangelização e, por fim, o que é ser um evangelista. A palavra Evangelho tem origem grega, e significa “boas-novas” ou “boas notícias”. Na aplicação cristã, “Evangelho” refere-se às boas notícias de salvação, de modo que o próprio Cristo é o Evangelho. Já o evangelismo ou a evangelização, nada mais é do que “levar as boas-novas” ou “levar as boas-notícias”, a notícia que Jesus morreu para nos dar a salvação.
Evangelizar é mostrar os braços abertos de Jesus na cruz, que diz: "Eu fiz tudo isso por você". É isso que realmente transforma o coração e nos leva à experiência de uma vida nova, evangelizar é acender uma luz. Mas como se acende esta luz? Mostrando a verdade. Que verdade? A verdade de uma pessoa, a verdade que é Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Só que este conhecimento da pessoa de Jesus não se limita a "saber coisas" sobre Ele, mas significa viver a experiência do seu amor, compreender que o que Ele fez tem relação direta comigo.
COMO FAZER UMA EVANGELIZAÇÃO?
Evangelização é evangelizar as pessoas que ainda não conhecem Jesus Cristo e evangelizar é simplesmente o ato de falar sobre o evangelho (boas notícias) de Jesus e a sua salvação. Esta boa notícia não é outra coisa a não ser o amor de Deus, um amor tão incondicional, tão absoluto, tão veraz como a cruz; um amor que não é simplesmente "pela humanidade" (expressão que fala muito, mas não diz nada), mas por mim e por você; um amor que não é produto da ganância ou da conquista pessoal, mas gratuidade benevolente do Senhor. É um amor gratuito, tão gratuito, que não é merecido nem está sujeito às mudanças do nosso comportamento – ainda que necessariamente conduza a elas.
As pessoas precisam ouvir essa mensagem. Por isso, é preciso falar! (Romanos 10:14). Para fazer uma evangelização, basta falar de forma simples e clara sobre Jesus, mostrando por que ele é importante em sua vida e como também pode fazer a diferença na vida dos outros. Existem muitas maneiras de atrair a atenção das pessoas, mas no fim, o que conta é a mensagem sobre Jesus.
Isso não significa que nós devemos só ficar falando sobre Jesus o tempo todo, se fizermos isso seremos conhecidos como `crentes chatos´. O crente deve agir com sabedoria, deva falar quando surge a oportunidade certa, no melhor momento. Mas além de falar do evangelho de Jesus é preciso demonstrar ele com as nossas atitudes e com o nosso comportamento, pois não adianta você pregar o evangelho de Cristo e não viver ele, pois muitas vezes o comportamento correto e atos de amor nos levam a conversas sobre Jesus com outras pessoas, o maior testemunho que você pode dar é a forma como você vive Uma vida transformada por Jesus não passa despercebido. Quando as pessoas à sua volta veem sua atitude diferente, vão fazer perguntas que podem levar a conversas sobre Jesus. Ou seja, através das nossas atitudes e com o nosso modo de vida podemos evangelizar as pessoas.
...