TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais ênfases wesleyanas

Por:   •  23/7/2015  •  Dissertação  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

** Faça um trabalho dissertativo ou expositivo destacando as principais ênfases wesleyanas. Comentar e destacar se estas ênfases estão presentes em sua igreja local. Como fazer para tornar mais evidentes estas ênfases em nossas igrejas?

Contexto explicativo da ênfase.

        As principais ênfases wesleyanas que identificamos são a Trindade, a Ordem da natureza e a Ordem da salvação.

  • Trindade.

         Cada membro da Trindade é tratado pelas suas qualidades. Exemplos são o poder do Pai, a obediência do Filho e a divindade do Espírito Santo.

        O que diferencia Wesley é que ele vê a ação de cada pessoa do Trio individualmente e vê como elas se entrelaçam.

        - O Pai cria. Ele criou os céus e a Terra e tudo que existe. Dele vem a graça que produz como frutos o arrependimento e a obediência.

        - O Filho veio para nos salvar pela Sua vitória sobre a morte na cruz. Ele veio com a graça justificadora nos perdoar dos nossos pecados.

        - O Espírito Santo faz com que a graça est4eja presente em Jesus, na igreja e no mundo. Ele é quem dá a graça santificadora e nos aperfeiçoa na vida cristã. É o espírito Santo que nos proporciona o novo nascimento, a regeneração e a evidencia da graça e da fé em nós.

* A Ordem da natureza.

        É onde o pecado esta. Os elementos dessa ordem são:

- O pecado original, que corrompeu todos os humanos, que nos fez cair da graça original e nos privou da justiça e da imagem de Deus.

- A imagem de Deus no ser humano. A nossa imagem foi corrompida, mas não foi destruída, temos naturalmente o livre arbítrio, a organização social, a razão, dons espirituais e isso era algo que Wesley valorizava.

- A criação onde devemos respeitar que nossa ordem natural aponta par ao nosso Criador.

        Wesley diz que a ordem natural só funcionaria caso o homem não tivesse se corrompido, porém, ele não desvalorizava nossas condições naturais e sociais da nossa vida. Ele defende os valores dos nossos dons naturais e em dons divinos, para que a graça divina possa recuperar nossa ordem natural.

*Ordem da Salvação

        Onde Deus revela sua graça para a salvação do ser humano mediante a fé.

        Os elementos principais são:

- A graça proveniente:

É a graça que nos convence do pecado e nos move a nos arrependermos, que esta em todos os povos e pessoas, mesmo que não estejamos arrependidos dos nossos pecados.

- Graça justificadora:

        É a graça que nos justifica dos nossos pecados que foi dada através do sangue de Jesus derramado na cruz do calvário e através dessa justiça somos perdoados.

- Graça santificadora:

        Ela faz com que os cristãos cresçam na graça através do novo nascimento, as obras de misericórdia e a plenitude da vida cristã. Para Wesley a perfeição cristã está em ser pleno do amor de Deus mesmo nossa condição humana ser frágil e limitada sob a graça de Deus.

- Meios da graça

        Wesley acredita nos meios da graça como forma de entender os sinais exteriores, palavras ou ações dadas por Deus. Esses meios da graça são tratados por Wesley de duas formas: os meios da graça revelados ou instituídos, que são a igreja, os sacramentos, a leitura da bíblia, o jejum, caridade, oração, as ordens presbiteral e diaconal, e o sacerdócio universal; e os meios da graça prudenciais, são aqueles que como cristãos devemos discernir se são adequados para nós, podendo ser através de leituras, de células, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com