Resumo Capítulo Introdução à Educação
Por: Délcio Lemos dos Santos • 1/9/2019 • Resenha • 294 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
A física quântica descobriu que o universo se revela como um todo indivisível onde os sistemas vivos estão interligados organicamente, como num conjunto ou rede de relações, num processo dinâmico e interminável de movimento e fluxo de energia. Nada de cosmos é estático, estável, previsível ou determinado. Tudo está em transformação e em conexidade ou interdependência.
As concepções do paradigma sistêmico passam a ser irradiadas para todos os campos de vida humana. Geram uma cultura voltada para a observação totalizadora ou global dos fenômenos. Instaura-se, assim, uma proposta sistêmica de condução de mundo, com a meta de solucionar aspectos problemáticos, herdados do paradigma cartesiano ou moderno.
A educação necessária para os tempos pós-modernos será sistêmica. Entre as metas que se projetam para serem alcançadas aparece a superaçao do modelo de escola tradicional (referenciada pelas ideias cartesianas). A reforma da escola precisa prever algumas mudanças indispensáveis, principalmente, nos aspectos relacionados à sua acessibilidade, à qualidade de ensino e aprendizagem, à composição curricular, à concepçao avaliativa, à progressão de estudos, à formação profissional e humana, e também à emancipação do educando.
Com o objetivo de garantir a construção de aprendizagens genuínas, que remetal para o conhecimento globalizador, articulado e atual, a escola da pós-modernidade fará a opção por metodologias ativas e integradoras, orientadas pela leitura sistemica sobre os vários temas, de tatro escolar. A visão disciplinar cederá espaço para olhares, que atravessarão muitas disciplinas objetivando, um conhecimento mais abrangente e funcional.
O enfoque pluridisciplinar trará a possibilidade da inovação e da criatividade, do diálogo e da cooperação, a exigência da pesquisa e a percepção de associações e complementaridades. O potencial de ganhos relacionados aos projetos multidisciplinares estende-se para o desenvolvimento de estratégias que conduzem à habiliade de saber pensar, de trabalhar com problemas e com aspectos contraditórios da realidade.
...