Resumo Das Institutas De Calvino VL III
Exames: Resumo Das Institutas De Calvino VL III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neysson • 12/9/2014 • 344 Palavras (2 Páginas) • 713 Visualizações
Capítulo I
AS COUSAS QUE FORAM DITAS ACERCA DE CRISTO SÃO-NOS DE PROVEITO MERCÊ DA SECRETA OPERAÇÃO DO ESPÍRITO
A união com Cristo e a apropriação das bênçãos que ele nos granjeou operam-se mediante o Espírito Santo. Ainda que verdadeiro que conseguimos isto através da fé, entretanto, quando vemos que não todos indiscriminadamente abraçam a comunhão de Cristo que é oferecida mediante o Evangelho, ensina-nos a própria razão a subir mais alto e inquirir da secreta operação do Espírito, mercê da qual se dá que fruamos de Cristo e de todas as Suas benesses.
A isto se reduz a síntese desta matéria: o Espírito Santo é o elo pelo qual Cristo nos vincula efetivamente a Si. Ao que são pertinentes também as coisas que havemos ensinado a respeito de Sua Unção no livro precedente.
Cristo, o receptáculo do Espírito Santo, de quem lhe recebemos os dons. Mas, porque Deus Pai nos dota do Espírito Santo por mediação de seu filho e, contudo, nEle depositou toda a plenitude, para que lhe fosse ministro e dispenseiro da liberalidade, Ele se chama ora “e Espírito do Pai” ora “o Espírito do Filho”.
Notamos com que Títulos a Escritura adorna o Espírito, onde se trata do inicio e de todo o curso de implantação de nossa salvação. É chamado Penhor e selo de nossa herança, vida, água, óleo e de unção, Fonte, Mão de Deus.
Entretanto, é a fé a principal obra Sua, a ela se referem em grande parte as asserções que , a cada passo, ocorrem nas escrituras para expressar-lhe o poder e a operação, porquanto somente através dela nos conduz à luz do Evangelho, como João Batista ensina: aos crentes em Cristo foi dado o privilégio de serem Filhos de Deus, os quais não há nascido da carne e do sangue, mas de Deus. Portanto, como na pessoa de Cristo dissemos achar-se perfeita salvação, assim, para que nos tornemos dela participantes, “Batiza-nos no Espírito Santo e no fogo” (lc 3.16).
Capítulo II
DA FÉ, ONDE TAMBÉM SE LHE PROPÕE A DEFINIÇÃO E SE LHE EXPÕES AS PROPRIEDADES.
...