TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto transito religioso e eleições

Por:   •  21/9/2015  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

Textos de Capa: Trânsito religioso e eleições

        O texto aborda o crescimento do número de pentecostais e a queda no do número de católicos no cenário religioso brasileiro. Resultado da transição religiosa. A pesquisa demonstra que os pentecostais estão presentes em todas as classes sociais. O que amplia o número de eleitores em todas as camadas, porém mais presente nas classes mais baixas.

        O texto aponta também o peso do apoio religioso na candidatura de Celso Russomano, que marca a surpresa no ambiente politico em São Paulo, deixando as eleições apertadas para PSDB e PT. Evidenciando o envolvimento religioso e político e os conflitos de interesses ambos os grupos.

        Observa- se no texto o uso da mídia pelas religiões para veicular missas e cultos na TV e internet, ampliando, assim, o número de fieis alcançados.

IDEIAS PRINCIPAIS:

- Crescimento do número de pentecostais e queda do número de católicos;

-Transito religioso para as religiões neopentecostais;

- Apoio à candidatura do Celso Russomano pelas igrejas pentecostais;

- Eleições apertadas em São Paulo para o PT e PSDB por causa de Russomano;

- O uso das mídias para veiculação de missas e cultos - “Paróquia Virtual”

- Envolvimento religioso com a política;

-Conflitos de interesses.

ELEIÇÕES 2010 - Imprensa e igrejas, grandes derrotados

Ricardo Kotscho coloca em pauta como as igrejas estavam usufruindo de seus templos, como palanques e colocando a religião a serviço da política. As pessoas que estavam envolvidas são as mesmas que participaram do ato em 1964 para derrubar João Goulart e jogar o Brasil dentro de uma profunda ditadura militar.  O autor coloca a sua opinião de que sente em dizer depois de anos trabalhando com o jornalismo e lecionando a fé católica, como estes dois órgãos conseguiram abordar de uma maneira baixa, com tanto preconceito. E finaliza que esses, têm todo o direito de escolher um lado, mas sem fingir que não estão de lado nenhum e colocar a população como boba.

IDEIAS PRINCIPAIS:

- Instituições que levaram ao de 1964 a derrubar o governo de João Goulart são os mesmo das eleições de 2010;

- A reconquista da democracia pelo povo, e as instituições não deixavam o país evoluir;

- O orgulho que virou vergonha de ter sido professor da fé que o levou a amar o jornalismo;

- Depois de anos de profissão, hoje está por trás dois órgão e assiste está guerra santa durante as eleições.

ELEIÇÕES 2010 - Coletânea de Textos

Nessa coletânea alguns artigos de componentes da CNBB (Comissão Nacional de Bispos do Brasil) são colocados na íntegra. Nestes está exposta a vontade de alguns bispos de desvincular a ideia de que o organismo esteja ligado à alguma aliança política e/ou façam propaganda para alguma candidato, assim como outros bispos usam o nome da CNBB para fortalecer uma opinião política.

Alguns textos demonstram claramente a posição política de alguns bispos brasileiros. Como, por exemplo, no primeiro texto da "Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB" em que é pedido aos cidadãos que nas próximas eleições não votem em candidatos que apoiam a descriminalização do aborto.

O clima de desconcordancia entre os bispos da CNBB fica claro quando, em consequência, o bispo Dom Demetrio Valentini escreve um artigo relatando os erros cometidos pela Regional Sul 1 ao quebrar a condição de imparcialidade da CNBB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com