Resumo em Busca de Timóteo
Por: Allan Paiva • 4/11/2019 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 4.766 Visualizações
RESUMO DE EM BUSCA DE TIMÓTEO
Por Allan Paiva
Em Busca de Timóteo fala especificamente sobre ministério de socorros, o servir na igreja local e das características que todos que servem ao Senhor precisam ter, desde obediência, submissão, honra, lealdade e fidelidade.
Também instrui sobre aspectos de liderança, ampliando a visão de compromisso com a obra de Deus.
O livro foi dividido em cinco partes, onde cada uma levanta a importância de estar no ministério de socorros, onde temos Princípios, Exemplos bíblicos, Qualidades e suas características, Instruções de como manter-se afastado das coisas que podem influenciar de forma negativa a equipe até nos ensinar a onde encontrar Timóteo.
No livro, Tony Cooke trás a importância do ministério de socorros, e discorre ao longo do mesmo, exemplos de como ter sucesso no servir como auxilio para o próximo.
Detalhando algumas especialidades que líderes devem encontrar, e assim desejar, em sua equipe de liderados.
O autor define ministro de socorros como alguém que:
- Presta socorro;
- Promove estabilidade;
- Adiciona força;
- Sustenta e auxilia.
E nos faz entender que os líderes foram criados para funcionar dentro de uma equipe.
O livro nos mostra exemplos de alguns líderes que expressaram a solidão no inicio de seus ministérios. Paulo, que quando se sentiu abandonado, por muitas vezes clamou por alguém, até que encontrou o auxilio de Timóteo no qual se tornou mais do que um companheiro de ministério, se tornaram amigos. Bem como Elias, Eliseu, até Jesus e seus discípulos.
E nos faz perceber através desses exemplos, é que ninguém conseguirá chegar lugar algum – Sozinhos. Precisamos uns dos outros para avançar e assim realizar nosso propósito.
O autor nos ensina que devemos viver como Timóteo, e trás três correções no qual precisamos ter que são:
- Ser fiel no pouco;
- Ser aquela pessoa;
- Fazer nosso trabalho para o Senhor.
E acrescenta que as correções podem doer e machucar a nossa carne, mas produz grandes resultados quando reconhecemos que precisávamos ser ajustados.
O livro também nos instrui sobre quatro compromissos que os ministros de socorros devem ter:
- Dedicação a Deus e a Sua Palavra;
- Dedicação à Igreja;
- Dedicação ao seu chamado;
- Dedicação ao pastor.
Detalhando cada um desses compromissos e nos explica que ministros de socorros não são formados de uma hora pra outra, mas sim com uma vida dedicada a servir e a Palavra.
Tony Cooke lista também três prioridades que aqueles que estão no ministério de socorros precisam para manter uma vida integra:
- Servir ao propósito de Deus;
- Respeitar o ofício pastoral;
- Aprender a trabalhar com a personalidade do pastor.
Devemos aprender a manter as prioridades em ordem e isso nos ajudará a nos manter na posição certa.
Algo de muita importância que Tony Cooke ressalta é que Timóteo oferecia mais do que a suas habilidades e talentos para Paulo, ele oferecia a sua disponibilidade, e cita:
...