ÉTICA NOS NEGOCIO
Trabalho Escolar: ÉTICA NOS NEGOCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/5/2014 • 945 Palavras (4 Páginas) • 276 Visualizações
ETICAS NOS NEGÓCIOS
INTRODDUÇÃO
Ética nos negócios a empresa que cumpre com seus compromissos de forma honesta e mantendo um bom relacionamentos , sendo que esses compromissos refletem expectativas éticas da sociedade como o todo. A ética nos negócios ficou mais evidente com o crescimento muito rápido de algumas empresas , levantando suspeitas de fraudes fiscais e corrupção já que o desenvolvimento das organizações deve acontecer em harmonia com o sistema econômico, políticos e culturais. A ausência de ética e a simples defesa do interesse próprio põem em perigo a sobrevivência das empresas.
Com base no Caso Schincariol
O contador da empresa Schincariol infringiu o código de ética do contador que tem como I- prioridade exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observando a legislação vigente, em especial aos princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de contabilidade, resguardando o interesse de seus clientes e ou empregadores, em prejuízo da dignidade e independência profissionais no caso da cervejaria Schincariol levou suspeita para a concorrência em face de um crescimento muito rápido se a empresa estivesse cumprindo com as obrigações tributárias e fiscais o seu crescimento não seria tão rápido tendo em vista que a carga tributária e os impostos no Brasil são alto e para competir com marcas já consagradas no setor de bebidas é complicado . ; III – zelo pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo; VII-Concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção.
b) O comportamento do contador, diante das fraudes efetuadas pela Schincariol .
Sendo conivente , ludibriando a RECEITA FEDERAL com exportações fictícias, empresas fantasmas e irregularidade nas emissões de notas fiscais, notas fiscais frias a sonegação de impostos como PIS, ICMS, IPI,COFINS E IR esse forte esquema de fraudando os cofres públicos. Em suma, o Código de Ética Profissional do contabilista determina que conceitos básicos de direitos e deveres dentro de uma profissão sejam cumpridos, que não se admitam erros e que estes conceitos sejam conhecidos na íntegra, antes de serem aplicados. O profissional contábil tem o dever e a obrigação de zelar plenamente pela sua profissão, resguardando os seus direitos e cumprindo suas obrigações dentro dos padrões éticos e morais, ciente de que nada justifica o erro consciente e premeditado, mesmo quando subordinado a outros profissionais. O que o contador deve fazer é encontrar meios lícitos que levem a satisfação do seu cliente ou empregador.
c) Penalidades que o contador poderá sofrer por não ter seguido o Código de Ética .
Cassação do exercício profissional quanto comprovada a capacidade técnica de natureza grave, crime contra a ordem econômica e tributária produção de falsa prova de qualquer dos requisitos para registro profissional e apropriação indevida de valores de clientes confiados a sua guarda , desde que homologada por 2/3 (dois terços) do plenário do Tribunal Superior de Ética e Disciplina . Além das infrações e penalidades de natureza disciplinar, o Código de Ética Profissional do Contabilista estabelece que a transgressão de seus preceitos constitui uma infração ética, podendo ser aplicadas três diferentes penalidades: advertência reservada, censura reservada e censura pública. Enquanto a advertência reservada e a censura reservada são de natureza sigilosa, a censura pública é de conhecimento geral O contabilista deve ter conhecimento das normas e princípios da profissão, principalmente o que determina o Código de Ética, fator determinante para o êxito e melhor exercício da profissão junto à classe contábil e a sociedade por um todo. A Ética Profissional, portanto, exerce um importante papel na valorização do contabilista, pois a conduta correta em seus trabalhos e atuações valorizará seu caráter e credibilidade junto aos empresários e à sociedade.
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.
...