A SOBREVIVÊNCIA POLICIAL EM ÁREA DE SELVA
Por: Geuselina • 10/12/2018 • Resenha • 601 Palavras (3 Páginas) • 634 Visualizações
ROTEIRO DE INSTRUÇÃO
DISCIPLINA
SOBREVIVÊNCIA POLICIAL EM ÁREA DE SELVA
[pic 1]
FACILITADOR: CB PM ARAÚJO
APRESENTAÇÃO
Ao longo dos anos as demandas da segurança pública mudaram muito e as ações criminosas em nossas cidades passaram a ser mais sofisticadas e organizadas, com o emprego de armamento pesado, de grande poder ofensivo e de uso restrito das Forças de Segurança. Em função desse contexto, faz-se necessário os ensinamentos aos nossos Policiais Militares de técnicas e táticas especializadas em área urbana e rural para enfrentarem esse tipo de criminalidade que atua em terrenos diversos, tanto na capital como no interior do Estado.
OBJETIVOS Da disciplina
Repassar conhecimento ao aluno oficial sobre técnicas e táticas policiais especiais no âmbito urbano e rural, para que, em ocorrências de grau de risco elevado, possa tomar a decisão mais coerente possível.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Transposição de cursos d’água em área rural (Cabo submerso, Cabo aéreo);
- Técnica de flutuação;
- Nós e amarrações; Peconha;
- Técnicas de feitura de abrigo (Abrigo permanente, temporário e para o fogo).
- Resgate de ferido em área rural.
Transposição de cursos d’água em área rural
1. Cabo submerso
[pic 2]
O CABO SUBMERSO consta de uma corda de preferência de material sintético ancorada em ambos os lados do curso D Água, tangenciando a superfície líquida.
2. PONTE DE UMA CORDA
[pic 3]
A PONTE DE UMA CORDA é construída com uma corda ancorada em uma extremidade com Nó de Porco e na outra extremidade com Nó de borboleta caso haja necessidade de tesar o cabo periodicamente.
TÉCNICA DE FLUTUAÇÃO
BÓIA DE CANTIS OU GARRAFAS PET
[pic 4][pic 5]
Amarram-se um no outro o máximo de cantis vazios possíveis em uma retinida que em seguida será amarrada ao corpo do combatente, fazendo-o flutuar.
BÓIA DE TALO DE BURITI
[pic 6]
Amarram-se vários talos de Buriti ou outra madeira de fácil flutuação, que em seguida será amarrada envolvendo o Tórax do combatente.
BÓIA DE GANDOLA
[pic 7]
Abotoam-se todos os botões da Gandola colocando a gola pra dentro, molhá-la para inflar, mantendo aberta a camisa na sua parte inferior.
BÓIA DE CALÇA
[pic 8]
Amarram-se as perna da calça, abotoa-se a braguilha, levá-la parta trás da cabeça mantendo-a aberta, permitindo que o ar entre nas pernas.
NÓS E AMARRAÇÕES
Alguns nós mais usados no meio militar.
[pic 9]
[pic 10]
Técnicas de feitura de abrigo (Abrigo permanente, temporário e para o fogo).
[pic 11]
Abrigo Temporário (Feito com Poncho ou Lona)
...