Bioquímica/Biofísica – Ramatis
Por: Vitor Diettrich • 15/3/2016 • Tese • 845 Palavras (4 Páginas) • 454 Visualizações
Bioquímica/Biofísica – Ramatis
22/02/16
Biomolécula - molécula que existe dentro de um organismo vivo Ex. aminoácido, glicose, sacarose. Basicamente formadas por oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio.
Carbono selecionado para formar biomoléculas por fazer 4 ligações estáveis, sendo um átomo pequeno, podendo se combinar com facilidade a outros elementos formando diversas funções químicas
Toda interação dentro da célula respeita a orientação espacial, toda vez que o carbono faz uma ligação simples existe uma livre rotação entre as moléculas
Toda vez que ocorre uma dupla, os ligantes estão em um mesmo plano geométrico, não rotando. O que vale para a dupla vale para a ressonância da dupla.
Configuração – como a molécula se estabelece
Conformação - mudanças após a molécula se estabelecer (ligantes alinhados ou não(escalonada), alinhados possui uma energia maior e menor estabilidade (eclipsada)).
Acoplamento energético
Algumas reações que precisam de energia utilizam a de outras, que liberam. ATP ADP
29/02/16
Água se liga através de
Pontes de hidrogênio – 90% eletrostática, 10% covalente
Água foi selecionada assim como o carbono, por haver propriedades especificas, uma delas a formação de pontes de hidrogênio, inclusive com ela mesma
Como a água se organiza em rede, uma interação em um lado de uma célula afete quase instantaneamente toda ela (assim como os elétrons na corrente).
O oxigênio por ser eletronegativo atrai os elétrons dos hidrogênios (na água), ficando com carga negativa e deixando os hidrogênios com carga positiva, gerando as cargas necessária para ter uma interação eletrostática.
Se se liga/dissolve com a água, faz ponte de hidrogênio
Compostos apolares na agua fazem interações hidrofóbicas, apolares acabam comprimidos em meio aos polares.
Todas as interações entre enzima-substrato são fracas, normalmente pontes de hidrogênio
Açucares/glicoproteína são altamente polares.
Raft – bloco/ilha que permite a proteínas ficarem perto uma da outra para interagirem (cada uma das proteínas está imóvel, mas como um conjunto são moveis.
Curral – outra delimitação de espaço que permite interações diminuindo o espaço disponível para uma proteína da membrana, mas continua móvel dentro do espaço delimitado.
07/03/16
Co-transporte – transporte de um soluto é dependente do transporte de um segundo
Simporte – quando o co-transporte transporta um soluto na mesma direção do que fornece energia
Antiporte - quando o co-transporte transporta um soluto na direção oposta do que fornece energia
Na maioria das vezes quando o co-transporte utiliza sódio ele pode ser considerado ativo
Canal iônico realiza apenas transporte passivo, se não há diferença de concentração o canal não funciona.
Transportadores podem realizar tanto transporte passivo quanto ativo
14/03/16
Se duas placas paralelas estão separando dois meios podem apresentar capacidades físicas, principalmente a capacitância
Canal de vazamento de potássio – permanentemente aberto, deixa vazar potássio do meio interno levando uma carga positiva, deixando uma carga negativa, as concentrando dentro da célula. Diferença de cargas entre o lado externo e o lado interno da célula é o potencial de membrana
À medida que o potássio vai saindo da célula, sua saída vai sendo dificultada, devido ao gradiente eletroquímico, o meio interno tem carga negativa e atrai o potássio.
...