Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Por: eeliassoares • 21/2/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 611 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
CEDERJ - UAB - Licenciatura - UFRRJ
Prática de Ensino II - 2018/2
Profª. Drª. Silvia Moreira Goulart
AD1 - 2018/2
Nome: Matricula:
Polo: São Gonçalo Período: 6
PROBLEMA: Como é que uma caixa de sapatos pode ser usada como um recurso didático útil ao processo de aprendizagem de uma turma de Ensino Médio?
- Fazer uso de uma caixa de sapatos como recurso didático;
Projetor de imagem que amplia quarenta vezes a imagem.
b) Estar adequada a uma aula com duração de 100 minutos, em uma turma de Ensino Médio diurno;
A aula apresentada terá como tema “Os principais pontos turísticos da cidade do Rio de janeiro”, nesta aula será ministrada em quatros períodos, sendo a primeira, de trinta minutos, logo após um intervalo de vinte minutos, nova apresentação de trinta minutos e logo após um debate de vinte minutos sobre a aula.
c) Ter um objetivo específico;
- A importância do Pão de Açúcar como ponto de turismo;
- O Cristo Redentor e suas vias de acesso;
- As principais praias e a importância para suas conservações; e.
- Marques de Sapucaí e o carnaval carioca.
d) Ser desenvolvida através de procedimento didático, descrito passo a passo NA SUA RESPOSTA, inclusive com desenhos ou ilustrações, se for necessário.
Inicialmente utilizaremos uma caixa de sapato como elemento importante para confecção do nosso retroprojetor e mais esses seguintes materiais: smart Fone, caixa de papelão aproximadamente do tamanho do smart fone, lupa, isopor, palito de churrasco, cola quente, tesoura, fita isolante, estilete e tinta preta.
Mostrarei agora o passo a passo da construção: pegamos uma caixa de sapato de tamanho médio, uma lupa de acordo com o tamanho da caixa, quanto maior a caixa, maior deve ser a lupa e maior será a projeção da imagem. Numa extremidade menor da caixa fazemos um circulo a lápis com auxilio da lupa, cortamos com o estilete e encaixaremos a lupa, se corta um pedaço do isopor retangular da largura das laterais da caixa, na outra extremidade da caixa se faz um furo para passar um palito de churrasco e o mesmo e fixado no pedaço de isopor, com esse dispositivo o isopor poderá e se aproximar e se afastar da lupa, pega a outra caixa menor aproximada do smart fone e risca o formato do celular deixando bordas para segurar o mesmo na posição vertical, coloque o smart fone dentro desta caixa e cole a mesma no isopor, o celular deverá estar de ponta cabeça, se pinta o interior da caixa com a tinta preta para melhor projetar a imagem, no smart fone selecione uma aula para se apresentada aos alunos. Importante se quiser conectar o carregador no celular por causa venha a descarregue, se faz um corte no sentido vertical na lateral da caixa, para o mesmo correr junto ao celular para o ajuste da imagem.
...