Fundamentos Geográficos do Turismo
Por: DessaBfr • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 837 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período – 2015/2
Disciplina: Fundamentos Geográficos do Turismo
Coordenador (docente): Francisco Carlos
Data para postagem na plataforma: Até o dia 17/08/2015 as 23 horas e 55 minutos
Nome: Andressa Santana Matrícula: 14217130103
Polo: Duque de Caxias Período: 3º
1. Dê exemplos práticos de como o espaço geográfico influencia a atividade turística.
O turismo tem papel relevante na transformação do espaço geográfico. Para obter a satisfação dos visitantes, aumenta a prestação de serviços e com isso, também aumenta a geração de empregos. Para contribuir com o desenvolvimento econômico do local, são construídos ou melhorados os locais de movimento; como os restaurantes, hotéis, vias de acesso e outros. Investindo para visar também o conforto dos moradores. Quando é viabilizado o deslocamento de turistas para lugares que possuam recursos turísticos por meio de transportes, temos o atrativo turístico. A partir do momento em que esse atrativo está vinculado a outros elementos, proporcionando ao turista facilidades para consumir o produto turístico, o atrativo turístico e a oferta que está vinculada, temos o produto turístico.
2. Caracterize a relação entre turismo e espaço. Exemplifique.
Essas características estão relacionadas ao fato do turismo ser o próprio espaço. Isso porque o espaço é utilizado de maneira destrutiva, que inviabilizaria de ser usufruída pela população e de maneira positiva, viabilizando sua transformação, por exemplo, por meio de novas construções que transformam o espaço, ampliando sua atratividade e muitas vezes preparando-o para receber os turistas. Estes seria o caso das feiras de Duque de Caxias, atraindo consumidores sendo produtivo e ao mesmo tempo, com o contrabando de animais silvestres, sendo destrutivo e criminoso. Outro exemplo na cidade do Rio de Janeiro, que tem um grande potencial turístico, propicia que o turista pode estar na praia de Copacabana, local movimentado, rodeado de prédios e a outra parte do tempo pode ir até a floresta da Tijuca e estar ao meio da natureza e aproveitar do silêncio da mata.
3. Cite os dois pontos de confluência entre turismo e geografia política e de um exemplo seu de estereótipo.
Com relação ao ponto de confluência é a visão que se tem dos lugares e do povo. Os pontos de confluência entre a geografia politica diferencia os povos, dando características do povo. Como por exemplo o baiano, individuo alegre, despreocupado e sensual. Com relação ao turismo, é observado como a região é vendida, o interesse de conhecer a cultura local. O turismo modifica o seu estereótipo para atrair o turista para essa região, procura se aproveitar dessa imagem para explorar o produto turístico, que nesse caso seria o estado da Bahia, mostrando se tratar de um povo alegre, hospitaleiro e principalmente acolhedor.
...