Os Fundamentos do Turismo
Por: Corch • 20/8/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 421 Visualizações
Nordeste é a região preferida dos viajantes brasileiros
Estudo revela que 49,4% dos brasileiros que pretendem viajar pelo país nos próximos seis meses desejam visitar destinos turísticos da Região Nordeste
- Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 16h21
- Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2016, 17h40
Por Pedro Fideles
[pic 1]Jericoacoara (CE). Foto: Embratur
As paisagens naturais do litoral nordestino formadas por praias de areia branca, falésias multicoloridas e recifes de coral, juntamente com a riqueza cultural estão entre os principais fatores que motivaram 49,4% dos brasileiros na escolha de destinos da Região Nordeste para a próxima viagem. De acordo com o Boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo referente ao mês de março, este índice representa um crescimento de 17,8% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior.
No estudo que identifica a intenção de viagem para os próximos seis meses, os turistas atraídos para o Nordeste também poderão aproveitar de perto alguns dos mais tradicionais festejos juninos do Brasil. O São João é umas das mais importantes festas da região e movimenta de maneira significativa a economia local.
Já o Sudeste brasileiro, que abriga a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, foi a segunda região mais desejada por 25,2% dos potenciais viajantes, seguida pela região Sul com 13,7% das preferências, Centro-Oeste (8%) e Norte (3,7%). No âmbito nacional, o desejo de viajar pelo próprio país atingiu o maior índice para o mês de março dos últimos seis anos, com a intenção positiva de viagem de 72,9% dos turistas brasileiros.
O conforto e a velocidade da viagem destacam-se entre os fatores que motivaram a escolha do avião como o meio de transporte preferido por 59,8% dos turistas brasileiros para a próxima aventura. Contudo, a possibilidade de criar o próprio roteiro turístico e contemplar a beleza das paisagens brasileiras contribuiu para o crescimento de 32,5% na intenção de viajar utilizando meios de transporte alternativos - motor home, van e motos - nos últimos doze meses, atingindo o valor de 5,7% em março de 2016.
Em relação aos meios de hospedagem, o estudo revelou que 41,6% dos turistas brasileiros desejam hospedar-se na casa de parentes e amigos durante a próxima viagem. Este índice representa um crescimento de 19,8% em comparação com o valor registrado em março de 2015. No entanto, os hotéis e pousadas permanecem como as opções favoritas de 49,4% dos viajantes.
ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.
Impactos negativos do Turismo em relação ao Nordeste brasileiro
Segundo a notícia divulgada pelo Ministério do Turismo, 49,4% dos viajantes brasileiros tem como destino turístico o Nordeste, sendo assim, um dos lugares mais procurados pelos brasileiros. Apesar do desenvolvimento positivo em diversas áreas para a região, sendo ela principalmente econômica, o turismo também acarreta em situações negativas quando não realizada de forma consciente e planejada.
Os impactos decorrentes do grande deslocamento de turista rumo ao Nordeste brasileiro acabam por causar grandes modificações nas áreas físicas e culturais, por exemplo. O contato constante dos residentes juntamente com os que visitam podem gerar transformações no modo de vida dos que moram na região, visto que a troca de informações e o contato com diferentes pessoas que vivem de modos distintos interferem na cultura e na forma vida do povo, causando a perda da identidade local com o tempo. Poderá ocorrer o processo de modificação cultural do indivíduo, grupo que se adapta a outra cultura ou dela retira traços significativos.
De acordo com o livro Caminhos do Futuro do Ministério do Turismo (pág. 9) “Quando um indivíduo entra em contato com um grupo social de cultura muito diferente da sua, reações diversas podem ocorrer: embate, rejeição, aceitação ou assimilação”.
Com os aglomerados de pessoas surgem as doenças, muitas vezes introduzidas por visitantes. A grande quantidade de pessoas reunidas em um mesmo local gera facilidade na transmissão de doenças virais, por exemplo. Facilitando a contaminação da população. Gerar uma epidemia torna-se muito mais fácil. De acordo com Barsano e Barbosa (pág. 117) “As doenças provocadas por vírus denominam-se viroses. Como exemplo de uma recente virose, que aterrorizou muitas vítimas, temos a gripe suína provocada pelo vírus influenza H1N1”.
A área ambiental também é bastante afetada caso não haja consciência ambiental. Para que ocorra o turismo em determinado local foi necessário o aumento da infraestrutura, como as redes de hotelaria, restaurantes, que caso não haja uma fiscalização adequada sobre os resíduos gerados e a sua forma de descarte, consequentemente haverá a realização de impactos negativos em relação à natureza. A construção inadequada de edifícios, estradas, degradam as paisagens, podendo causar desequilíbrio ecológico, visto que o a exploração inadequada de determinada área, como o desmatamento, acarreta em impactos em relação à fauna, flora e o solo, havendo a perda de biodiversidades antes ali existentes. Há o aumento na geração de resíduos e dependendo da localidade, não há uma forma correta, nem eficiente de descarte do mesmo, sendo muitas vezes os resíduos depositados em lixões a céu aberto, ocasionando impactos. A formação de chorume é um deles, que caso exista lençóis freáticos próximos os mesmos serão contaminados pelo líquido.
...