Geografia de Ouro Preto
Por: henrique.august • 3/8/2016 • Relatório de pesquisa • 609 Palavras (3 Páginas) • 4.782 Visualizações
Aspectos Geográficos de Ouro Preto
Clima
A região de Ouro Preto conta com o clima tropical de altitude úmido característico de regiões montanhosas, com chuvas durante os meses de dezembro a março e geadas em junho e julho. Há até um relato de queda de
neve no ano de 1883.
[pic 1]
Vegetação
Ouro Preto abriga vegetações de campos rupestres, mata de Araucária, florestas de candeias, Mata Atlântica. A vegetação predominante na região é o cerrado que é a principal vegetação no estado de Minas Gerais. [pic 2]
Hidrografia
Em Ouro Preto você encontra as Nascentes do Rio das Velhas, os rios: Piracicaba, Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul, Mainart e Ribeirão Funil. Em seus arredores também se encontram cachoeiras como a do Bigode do Chinês, a da Usina e a Gota de Minas.
[pic 3]
Relevo
O relevo da região de Ouro Preto varia muito, de 700 metros de Amarantina, até mais de 1600 metros em Antônio Pereira. O relevo acidentado não favorece as atividades de agricultura. Predominam as indústrias de extração de minério e pedras.
[pic 4]
Tipografia do Terreno
A região de Ouro Preto tem 5% da parte de seu terreno plano, 40% ondulado e 55% de sua área montanhosa, sendo uma das mais altas partes de Minas Gerais. O ponto mais alto mais alto de Ouro Preto é o Pico do Itacolomi, possuindo 1772 metros de altitude.
[pic 5]
Impactos Ambientais
Durante a exploração do ouro, a cidade de Ouro Preto sofreu diversos impactos ambientais. As queimadas, o desmatamento e o assoreamento dos copos d’água, foram tipos de impactos relatados por viajantes que passaram pela região. Muitos naturalistas viajantes deixaram seus relatos, e a partir desses relatos é possível fazer uma reconstrução de
várias paisagens de Ouro Preto, especialmente no que se refere à exploração do ouro relacionada a degradação ambiental
[pic 6]
Urbanização em Ouro Preto
Nas últimas décadas, a cidade de Ouro Preto cresceu muito devido ao surgimento de muitas universidades, grandes escolas e até grandes estabelecimentos comerciais. Em compensação, a cidade de Ouro Preto teve uma expansão desordenada.
[pic 7]
Alguns projetos foram realizados em prol da população, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a implantação do Plano Leitor da cidade a lei de ocupação do solo.
[pic 8]
...