O Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécies
Por: mayyyan • 20/8/2023 • Trabalho acadêmico • 529 Palavras (3 Páginas) • 123 Visualizações
Espécie
Tectitethya crypta (de Laubenfels, 1949)
CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA
Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécies
Animalia Porifera Demospongiae Tethyida Tethyidae Tectitethya Tectitethya crypta
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Fonte:
Localidade:
ASPECTOS MORFOLÓGICOS
Conforme descrito por Laubenfels, o corpo desta esponja é amorfo, volumoso e aproximadamente do tamanho de um punho. Suas dimensões são de cerca de 4 por 7 por 12 centímetros (1,6 pol x 2,8 pol x 4,7 pol) e podem ter formato cilíndrico, cônico ou hemisférico. [2] Estudos mais recentes indicaram uma maior variação de tamanho dentro desta espécie. A camada visível mais externa do animal pode ser vista como tendo tubérculos planos, de aproximadamente 3 a 5 milímetros de diâmetro e uma espessa camada de sedimentos. Seu pigmento verde-oliva não é facilmente visível sob esta camada de areia/sedimento. Em feixes agrupados na superfície do animal estão estruturas chamadas megascleras, irradiando e ramificando-se para fora. As pontas dos raios são arredondadas; os microcrasters têm de 8 a 12 micrômetros de diâmetro. espículas estelaresmaquiagem uma camada abaixo de seu esqueleto exterior. T. crypta não é caracterizado com um córtex. [2]
FORMA aparência de cor creme/cinza; no entanto, quando o animal é lavado de suas coberturas de sedimentos, seu plano corporal parece mais verde e cinza. É caracterizado por óstios saindo de sua cavidade corporal, com a capacidade de abrir ou fechar abruptamente, alterando a taxa de fluxo de água desejada através de seu mesohyl .
ESQUELETO
APLICAÇÕES
Esta esponja é amplamente conhecida por suas contribuições para o campo da medicina como fonte de potentes análogos de nucleosídeos usados no tratamento de HIV, leucemia mielóide aguda, câncer pancreático, ebola e outros.
SUBSTANCIAS QUÍMICAS
A descoberta de T. crypta permitiu a descoberta das primeiras drogas farmacêuticas derivadas de esponjas. Os dois nucleosídeos, espongotimidina e espongouridina, são documentados como os dois análogos de nucleosídeos usados atualmente na síntese de medicamentos que salvam vidas. Estes são produtos naturais - não sintetizados artificialmente. Os produtos naturais marinhos (MNP's) demonstraram ter propriedades bioativas mais fortes do que os de organismos terrestres, possuindo agentes citotóxicos e antiproliferativos.
ASPECTOS ECOLÓGICOS
Tectitethya crypta pode ser encontrado em águas rasas, apenas cerca de 1 a 20 metros de profundidade no Caribe . [6] Habita um substrato macio, normalmente substâncias como lama, areia ou argila. Ele pode estar geograficamente localizado em um recife perto de Florida Keys, Dry Tortugas e da costa noroeste de Cuba, bem como da costa oeste da Flórida. [6] As esponjas maiores, com cerca de 1,5 a 10 litros de volume, são normalmente encontradas presas ao substrato, enquanto as esponjas menores dessa espécie, com cerca de 0,5 a 1,5 litros de volume, são normalmente encontradas soltas e descansando livremente em seu fundo.
...