A Difusão Europeia do Livro
Por: Julia cibelle • 3/7/2019 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
BEAUVOIR, Simone de. (1949) O Segundo Sexo – 1: Fatos e Mitos (pp. 7 – 23) . 4ª Edição. São Paulo: Difusão Europeia do Livro
Para introduzir sua a obra, a autora inicia com questionamento: “o que é uma mulher?”. E é perceptível que ser mulher não é nascer com um útero – esse é o conceito do sexo feminino -, logo “[…] todo ser humano do sexo feminino não é, portanto, necessariamente mulher”, pois ser mulher é uma construção social determinada a partir da comparação do que é “ser homem”. Desta perspectiva vem o que a autora apresenta de dualismo do diferente – ou do outro - , o qual a mulher é associada com tudo o que é oposto ao homem, dependendo de um para se estruturar, sendo o outro submisso deste esta um.
Partindo desse pressuposto, Simone de Beauvoir apresenta um questionamento principal tratada no livro: De onde vem a submissão da mulher? E a autora compara as mulheres com as etnias ditas como “inferiores” - judeus, negros, índios, etc - por causa de devidos eventos históricos que aconteceram com esses grupos, contudo não houve um acontecimento com as mulheres para elas serem consideradas minorias.
Para encerrar a parte introdutória, a autora expõe que a supremacia do homem fora colocada como um direito no decorrer da história da humanidade e, tal condição continua se perpetuando com o passar dos séculos apesar do avanço das lutas feministas. Então, para a autora, o problema se encontra na busca pela interrupção deste processo, uma vez que os homens continuam a se beneficiar do direito de subjugar que lhe fora concedido. Sendo assim, com base na explanação feita, a autora se propõe a discutir neste livro os pontos de vista da biologia, da Psicanálise e do materialismo histórico acerca da mulher; será apresentada como a mulher foi definida como o Outro e quais foram as consequências do ponto de vista masculino; e então, para concluir será descrito o mundo que é proposto à mulher, a partir do seu ponto de vista.
...