A Importância Do Ato De Escrever
Artigo: A Importância Do Ato De Escrever. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaff • 5/6/2014 • 344 Palavras (2 Páginas) • 648 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE ESCREVER
NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
por
Cintia Cecilia Barreto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância do ato de escrever no ensino da língua portuguesa na universidade, levando-se em consideração que a modalidade escrita é fundamental no exercício profissional de várias pessoas.
Atualmente, exige-se do profissional redação própria, ou seja, a capacidade de passar para o papel seu trabalho ou de se comunicar com outras empresas a partir da modalidade escrita de forma clara. Contudo, é necessária muita leitura e conhecimento das possibilidades da língua, pois até mesmo um texto prosaico pode ser original, no sentido de passar a quem o lê a personalidade de quem o escreve.
No entanto, sabe-se que, para muitos, o ato de escrever não é agradável, pois a pouca ou total ausência da modalidade escrita foi uma das lacunas deixadas pelos ensinos fundamental e médio. Antes a ênfase nas nomenclaturas reduzia o espaço da interpretação, da leitura e da escrita, de forma que o aluno não conseguia, quando solicitado, utilizar os recursos gramaticais ensinados.
Não cabe à universidade resolver as lacunas deixadas pelos ensinos fundamental e médio, mas sim despertar aqueles que têm dificuldade ao escrever, fazendo com que esses leiam, escrevam bastante e consigam, ao longo dos anos e com a prática, sanar esse mal da escrita. Para isso, a produção de textos deve fazer parte da rotina acadêmica. Após a leitura de um poema, de um trecho de um romance, de um texto científico, de uma reportagem, ou, até mesmo, após um debate, o educando sentir-se-á estimulado a elaborar um texto sobre o tema sugerido.
Com tudo isso, a importância deste estudo está ligada à possibilidade de orientar a organização de programas de língua portuguesa, no que diz respeito à relevância da produção de textos dentro e fora das aulas de redação. Assim, o presente estudo poderá ser aproveitado por professores de língua portuguesa, supervisores pedagógicos e pessoas responsáveis pela elaboração de currículos em nível de sistemas (particular, estadual e federal), visando ao melhor domínio da expressão escrita por parte dos alunos.
...