A Morfologia Interna da Raiz
Por: dayanecristine12 • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE RONDONÓPOLIS
AGRONOMIA
Aula Laboratório
Morfologia Interna da Raiz
( Meristemas)
Rondonópolis
2014
Aula Laboratório
Morfologia Interna da Raiz
( Meristemas)
Nunca digas que o solo é árido que o clima é desfavorável.
Não te cabe julgar a terra ou o tempo.
Tua missão é semear. O sol nasce para todos, mas é mais feliz quem o vê.
Rondonópolis
2014
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre a morfologia interna da raiz, é um órgão subterrâneo, aclorofilado, especializado para fixação e absorção de água e sais minerais. A raiz é um órgão geralmente subterrâneo, aclorofilado, cilíndrico, que tem por função fixar o vegetal ao meio, de onde absorve água e sais minerais em solução. Pode funcionar como órgão de reserva e ser especialmente adaptado para armazenar substâncias alimentares.
PROCEDIMENTO
Em primeiro instante pegamos a raiz da cebolinha, foi feito um corte transversal na raiz , com a pinça de metal foi pego esse pedaço cortado e posto na lâmina em seguida com a pipeta colocamos 1 gota de água e colocamos a lamínula em cima e levado ao microscópio para podermos fazer a observação.
MATERIAIS UTILIZADOS
- Pinça de metal
- Lâmina de corte
- Lâmina
- Lamínula
- Pipeta de Pasteur
- Becker com água
- Cebolinha
OBSERVAÇÃO
[pic 1]
CONCLUSÃO
Nesta aula podemos estudar sobre a morfologia interna da raiz. As raízes são órgãos especializados na absorção de água e sais minerais, podendo também funcionar como local de armazenamento de substâncias de reserva. São normalmente órgãos subterrâneos. Na raiz podem considerar-se diferentes zonas que dependem da idade e desenvolvimento dos tecidos. Num corte longitudinal, a raiz apresenta na sua extremidade as seguintes zonas
A coifa - presente em um grande número de espécies, é uma estrutura que reveste o ápice radicular, como um dedal, protegendo o meristema apical.
O xilema é o tecido das plantas vasculares que transporta a seiva bruta, já as substâncias orgânicas produzidas nos órgãos verdes, chama-se floema, que é responsável pela condução da seiva elaborada.
Floema são formados por células vivas, cuja parede possui apenas a membrana esquelética celulósica típica das células vegetais e uma fina membrana plasmática. São células altamente especializadas e que perdem o núcleo no decorrer do processo de diferenciação.
...