A Redação Tabaco
Por: Euuuuuuggggfffy • 29/6/2022 • Dissertação • 399 Palavras (2 Páginas) • 107 Visualizações
O tabaco é uma planta originária da América latina, utilizada principalmente em rituais religiosos e que possui o princípio ativo da nicotina, que é responsável pela dependência. Acredita-se que o produto chegou ao Brasil por volta do século XV com as migrações indígenas e se popularizou ao ponto de tornar o seu uso um grave problema do século XXI. Embora o consumo de tabaco esteja diminuindo, a glamourização do fumo e o tabagismo passivo ainda são questões que precisam ser escasseadas.
Em primeira análise, é notória a associação de cigarros com status e poder na sociedade brasileira. Durante parte do século XX era comum ver propagandas de cigarros em quaisquer meios de comunicação, apontando o hábito de fumar como sinônimo de status e poder para assim incentivar o consumo.. Embora as propagandas tenham sido proibidas em televisões, rádios e pontos de venda nos anos 2000, diminuindo o uso, o tabagismo ainda influencia os jovens a partir do contato. Uma vez que essa é uma fase na qual a necessidade de aprovação é constante, o convívio desses jovens com fumantes aumenta em 3 vezes a chance de fumar, de acordo com um estudo publicado no "Pediatrics".
Somado a isso, é importante salientar quais são as influências do tabaco na vida de pessoas próximas aos fumantes. Podendo apresentar desde sintomas leves -como irritações nos olhos e tosse- até o câncer de pulmão, não fumantes expostos constantemente à fumaça do cigarro são vítimas da 3ª maior causa de morte evitável no mundo, segundo a OMS esse consumo indireto fica atrás apenas do uso alcoólico exagerado e do próprio tabagismo ativo. Ademais, a inalação constante de fumaça pode provocar a Síndrome da Morte Súbita Infantil, onde o bebê morre sem nenhuma causa aparente.
Por se tratar de uma situação que gera consequências não somente para o fumante, como para a sociedade ao seu redor, depreende-se, portanto, que ações são necessárias para mitigar essas questões. Como forma de evitar o consumo do tabaco, cabe ao Ministério da Saúde intervir com informações acerca dos riscos da inalação da nicotina para a saúde da população por meio de propagandas eficazes e profissionais que possam informar melhor a população. Semelhantemente, é de responsabilidade familiar introduzir conversas com as crianças e adolescentes para evitar que o interesse por experimentar a droga possa surgir, além disso é necessário evitar a exposição dos menores ao cigarro.
...