TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme A Estrada

Por:   •  26/10/2019  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme A estrada

  A teoria de Thomas Hobbes afirma que o Estado Natural é igual ao Estado de Guerra, porque o homem só vive em função dele mesmo e a partir desse princípio ele faz o que for necessário para conseguir o que deseja. Para ele, no Estado Natural, o homem vive em um estado de guerra latente em que se predominam o medo e a desconfiança.

  O filme A estrada mostra a luta pela sobrevivência de um pai e seu filho alguns anos depois de um evento não específico que destruiu a civilização. Com base nessas hipóteses criadas por Hobbes, para formar o Estado Natural, é possível analisar os acontecimentos desse filme, em que o homem só vive em função de si próprio e de seus interesses e passam por cima de tudo para conseguir o que querem, isso gera medo entre a população que não sabe o que esperar do próximo.

  Quando se está no Esado Natural não existe certo ou errado/ bem ou mal e sempre vence quem for o mais forte e o mais inteligente e é por isso que as pessoas vivem com medo. Podemos observar que o pai, no filme, está sempre com uma pistola, para poder se proteger a qualquer momento, já que ele não sabe quando irá aparecer alguém que possa lhe tirar o seu maior bem: a sua vida.

  Para Hobbes o homem é um animal solitário, mas em seu interesse próprio eles podem andar em bando. Um exemplo disso é a gangue de canibais presente no filme, que estão juntos para assim poder se fortalecer contra os riscos que eles correm e para facilitar na busca por alimento. No Estado Natural não há nenhum impedimento para os seres humanos fazerem algo para se benificiar. Porém, vale lembrar que isso tudo é apenas uma hipótese.

  Para Hobbes a única maneira que se tem para por fim a todo esse medo e insegurança é o contrato social que é criado através de um acordo mútuo entre os indivíduos em que todos abrem mão de sua liberdade e as transferem para o Estado Civil, que tem como única função garantir a segurança e para isso cria e legitima leis que devem ser cumpridas por todos e que caso não sejam o Estado Civil é o único que detem o poder de punir quem não as cumprem. Também baseado na teoria do contrato social de Hobbes há a maneira de se resolver os conflitos gerados pela população, em que o Estado Civil que contém toda a liberdade das pessoas faz que as leis criadas sejam devidamente cumpridas e aqueles que desrespeitaram sejam punidos. Dessa forma a segurança estará garantida e o Estado estará cumprindo plenamente sua função, pois caso isso ocorra pode haver a queda do Estado Civil e a eclosão do Estado Natural.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com