Barroco - Resumo
Por: referrer • 11/6/2018 • Resenha • 282 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
Resumo do Barroco
Surgiu no renascimento, logo após a reforma protestante justamente como uma forma de se opor, ou seja, surgiu como a contra reforma. Isso se deu pelo fato da igreja católica perder espaço e poder, após séculos de domínio, e com isso, se utilizou da arte como forma de atrair, e até mesmo, tentar manter os fiéis que aos poucos migravam para a religião protestante e assim, com a arte, pudessem ter uma noção da dimensão e da forma de Deus como forma de cultuar a fé. As extravagâncias e ostentação eram bem presentes devido ao grande poder socioeconômico dado pela burguesia que se beneficiaram com a colonização. A pintura, a arquitetura, a literatura e a música foram as principais áreas na qual o barroco deixou sua marca. A arte rebuscada e exagerada, a valorização de detalhes é visível em pinturas, assim também como a obscuridade, a complexidade e o sensualismo.
A europa foi o berço de grandes artistas, na Itália podemos citar, por exemplo, Caravaggio que utilizava a rudez em suas obras assim também como o contraste entre luz e sombra. Bernini, que foi um grande escultor e arquiteto, foi um dos responsável pela Catedral de São Pedro e o Busto de Paulo V como umas de suas obras. Na Espanha, ficou conhecida como centro dos poetas barrocos das quais se destacaram: Calderon, Cervantes, Gôngora, entre outros. Em Portugal, o Padre Antônio Vieira é o principal autor do barroco literário no país, sua principal obra foi " Os Sermões".
Todo esse movimento, além do Concílio de Trento, foi realizado como forma de frear os efeitos da reforma protestante que vinha a colocar o poder da igreja católica em declínio.
...