RESUMO THAU III NP2 - BARROCO
Por: limatamanda • 5/11/2019 • Resenha • 384 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Barroco (1600)
Highlights:
• Êxtase
• Ascensão aos céus
• Côncavo/ convexo
Bernini
• Praça de São Pedro
• Diafragma
• Transição para espaço ordenado
• Mussolini – fez a avenida de frente para praça, fazendo a conexão entre a igreja e a cidade (civil) – política fascista – perde-se a ideia de Bernini
• Baldaquino
• Localizado no centro da Basílica de S. Pedro
• 30m
• Objeto p/ igreja mais “fantástica” do mundo, qualquer arquitetura feia dentro será pequena
• Faz um grande objeto, inverte o jogo e adquire dignidade
• Colunas salomanícas
• Sant´Andrea Al Qurinale
• Fachada avança o espaço público
• Radial, redonda, convexa
• Convencimento, persuasão
• Planta central, oval, transversalidade
• Ida e volta (côncavo/ convexo)
• Frisos dando a volta
• Abóboda hexagonal – uso da geometria
Borromini
• San Carlo alle Quaro Fontana
• Curvas acentuadas, movimento
• Ponta quase que aguda
• Planta que acelera a perspectiva – estratégia
• Cúpula delgada
• Teatral – ilusão
• Domínio da geometria
Fachadas do Louvre
• Fachada Oriental – Claude Perrault (ganhou)
• França não estava preparada para barroco italiano
• Fachada Oriental – Bernini (perdeu)
• Bernini era italiano, propôs uma fachada correspondendo ao que ocorria na Itália, com côncavo e convexo
Barroco Brasileiro
• 1º estilo que de fato ocorreu no Brasil pós portugueses
• Espanha domina Portugal e influência o Brasil
• Persuasão – sensualidade
• As Sés brasileiras
• Principal local: Minas Gerais
• Ouro
• Alejadinho
• Estilo desarmônico, excessivo, exuberante em detalhes
• Ordens religiosas: 1ª (homens); 2ª (mulheres); 3ª (leigos)
Barroco Mineiro
• Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (1727)
• Manuel Francisco Lisboa
• Ouro Preto
• Topografia acidentada – igreja segue o relevo – cidades mineradoras
• Branco c/ amarelo
• Barroco mais “tímido”
• Interior: ouro
• Igreja de São Francisco de Assis (1765)
• Ouro Preto
• Alejadinho
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