DIDÁCTICA E TREINAMENTO DA PRÁTICA
Projeto de pesquisa: DIDÁCTICA E TREINAMENTO DA PRÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandrinhamarinha • 5/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.431 Palavras (6 Páginas) • 247 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
Beatriz torres dos passos RA:
Fernanda Sant’ana Soares RA:
Marina Ap.de s Gianini RA:
Sandra Mara Dos Santos R
Sueli Aparecida dos Santos RA:
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Ludmilla Cristina Sauhi.
Itapecerica da serra
Abril/2013
SERES VIVOS
O projeto será desenvolvido com alunos do 4ºano, com a faixa etária de nove anos.
Conhecimento é um dos elementos fundamentais para que uma pessoa possa cuidar e preservar o meio ambiente no qual vive, com isso, o projeto foi elaborado pensando no desenvolvimento das crianças para que ela possa compreender o meio em que vive. Através de leituras e pesquisas pretende-se desperta o conhecimento e a consciência da importância de cada ser vivo para o equilíbrio do meio ambiente do qual fazemos parte.
O ensino de ciências pode contribuir para formar um cidadão critico e ativo dando a ele possibilidade de observar, treinar e problematizar sua realidade posicionando sobre a preservação, degradação ambiental, levando-o a valorizar a fauna e flora, habitar dos animais e reconhecer que como ser humano faz parte integrante da natureza e do meio ambiente, é responsabilidade nossa propor ações para preservação das espécies ameaçadas, preservando assim a biodiversidade.
Objetivos Gerais: perceber a relação entre os seres vivos para a continuação da vida no planeta. E com isso, oportunizar o acesso do aluno a ambientes que possibilite a interação com o projeto de estudo. Participar das atividades propostas, as pesquisas e os realizar os trabalhos em grupos.
Desenvolver aptidões intelectuais como observar, refletir, deduzir, relacionar, generalizar e concluir desenvolvendo sua criatividade.
Objetivos Específicos, Identificar os seres vivos de diferentes ecossistemas.
Respeitar e compreender a interdependência dos seres vivos.
Analisar informações em jornais e revistas sobre espécies em extinção.
Observar as mudanças ocorridas em função da relação do homem na natureza.
Reconhecer e valorizar a fauna e flora local, identificando plantas e animais presentes em seu habitat.
Relacionar a extinção de plantas e animais com a alteração ambiental e propor ações para a preservação das espécies ameaçadas, Identificar, (raiz, caule, folhas e frutos) e explicar suas funções, justificar a qualificação dos animais como ser vivo e distinguir animais terrestres dos animais aquáticos. Diferenciar vertebrados e invertebrados.
O projeto será trabalhado de maio a junho, com pesquisa nos livros e na internet.
Os conteúdos serão apresentados nas seguintes sequencia:
• As plantas.
• Os animais vertebrados e invertebrados.
Os ciclos vitais de diferentes seres vivos que incluem nascimento e morte. Elaboração de cartaz, apresentação de trabalho em grupo, recortes de figuras sobre o tema, discussão e roda de conversas sobre a importância da preservação das espécies e assistir os filmes os sem floresta e avatar.
Primeiro passo é apresentar o projeto e pedir que os alunos façam pesquisas em jornais, revistas, livros e na internet sobre o tema e apresentar os resultados das pesquisas levantando conceitos que serão desenvolvidos durante o projeto.
Elaborar em equipe um cartaz com recorte de figuras os animais vertebrados e invertebrados.
Fazer experiências da germinação de grão de feijão para acompanhar o nascimento e desenvolvimento dos vegetais.
VISITA NO ESPAÇO ESCOLAR
A visita no espaço escolar foi proveitosa deu para observar bem a relação entre a professora e a estagiaria em relação às crianças. Durante todo o dia, houve momentos em que as crianças abraçam a professora e vive-versa, durante a hora do parque houve momento de brincadeira livre e no final cantiga de roda, onde os alunos participaram da brincadeira.
Houve boa interação entre a professora e a estagiaria com os alunos percebi que as duas cativavam as crianças com carinho e muitas brincadeiras. A rotina diária da escola acontece da seguinte forma: Ao chegar à escola os alunos são recepcionados pela professora, fazem a fila e vão direto para a sala de aula, sentam em seus lugares e posteriormente fazem uma roda para iniciar com uma oração, após isto a professora entregou o material para realizar as atividades uns ficaram em seu lugar esperando a comanda da professora já outros não paravam quietos, atividade foi explicada e em grupos os alunos recortaram letras do seu nome com a ajuda da professora e com o apoio do crachá, a maioria conseguiu realizar a atividade, algumas tiveram dificuldade e contaram com a intervenção da professora. Apos isso foi feita um a leitura da fabula a onça e o macaco, as crianças adoraram e fizeram um desenho sobre a leitura.
No geral era uma sala participativa, a maioria das crianças realizaram as atividades com ou sem precisar da intervenção da professora, não houve um conflito em relação à indisciplina na sala de aula, durante o parque todos queriam brincar interagindo com os outros colegas da classe e de outra turma, pois eram duas turmas por vez no parque, se alimentaram e fizeram a escovação.
A comanda da professora foi clara as atividades estavam de acordo com a faixa etária das crianças.
Professoras soube orientar os alunos de forma
...