Estudo sobre Tayor
Tese: Estudo sobre Tayor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Robson_2037 • 23/9/2013 • Tese • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
Estudo sobre Tayor
*Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.
Os quatro princípios fundamentais da administração Científica são:
-Princípio do planejamento
-Princípio da preparação dos trabalhadores
-Princípio do controle
-Princípio da execução
*Os 14 princípios básicos relacionados por Fayol ao estudo complementar da teoria clássica da Administração criada por Taylor, são:
1. Divisão do trabalho: foco no aumento da produtividade;
2. Autoridade: o direito do superior mandar e do subalterno obedecer;
3. Disciplina: a ausência dela gera caos na organização;
4. Unidade de comando: ordens de apenas um chefe;
5. Unidade de direção: todos têm um objetivo comum;
6. Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral): não confundir assuntos da empresa com os assuntos pessoais;
7. Remuneração: suficiente para incentivar o funcionário a continuar produzindo;
8. Centralização (ou Descentralização): uma unidade de comando;
9. Linha de Comando (Hierarquia);
10. Ordem;
11. Equidade: direitos iguais;
12. Estabilidade dos funcionários;
13. Iniciativa;
14. Espírito de equipe.
Os três princípios básicos de Ford
• Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e rápida colocação do produto no mercado.
• Princípio de economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio desse princípio, conseguiu fazer com que o trator ou o automóvel fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida. Diz Ford, em seu livro: "O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça feira, à tarde".
• Princípio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período ( produtividade ) por meio da especialização e da linha de montagem. Assim, o operário pode ganhar mais, um mesmo período de tempo, e o empresário ter maior produção.
Para Fayol, seis são as funções básicas de qualquer empresa:
1. Funções técnicas – relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
2. Funções comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. Funções financeiras – relacionadas com a procura e gerência de capitais
4. Funções de segurança – relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
5. Funções contábeis – relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções administrativas – relacionadas com a integração das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa, pairando acima delas.
Elementos da Administração para Urwick e Gulick
Urwick apenas desdobrou o primeiro elemento de Fayol, a previsão, em três distintos (investigação, previsão e planejamento).
Gulick o autor mais erudito da teoria clássica, também são sete:
> Planejamento: é a tarefa de traçar as linhas gerais das coisas que devem ser feitas e dos métodos de fazê- las, a fim de atingir os objetivos da empresa.
> Organização: é o estabelecimento da estrutura formal de autoridade, por meio da qual as subdivisões de trabalhos são integradas, definidas e coordenadas para o objetivo em vista.
> Assessoria: é a função de preparar e treinar o pessoal e manter condições favoráveis de trabalho.
> Direção: é a tarefa contínua de tomar decisões e incorporá-la em ordens e instruções específicas e gerais, e ainda a de funcionar como líder da empresa.
> Coordenação: é o estabelecimento de relações entre as várias partes do trabalho.
> Informação: é o esforço de manter informados, a respeito do que se passa, aqueles perante quem o chefe é responsável; pressupõe a existência de registros, documentos , pesquisa e inspeções.
> Orçamento: é a função relacionada com a elaboração, execução e fiscalização orçamentárias, ou seja, o plano fiscal, a contabilidade e o controle.
A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA FECHADO
O pensamento mecanicista tratou as organizações como máquinas, ignorando a existência do homem, através da decomposição analítica do trabalho, reduzindo a liberdade de ação dos trabalhadores, em favor do controle exercido por suas máquinas e supervisores.
A organização, sob essa ótica, era vista como
...