Fundamentos de Telecomunicação
Por: shaker08 • 29/6/2015 • Trabalho acadêmico • 501 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
[pic 1]
Projecto 1
Fundamentos de Telecomunicações II
2014/2015
Docente: Kazim Terzic
Aluno: Mauro Alberto, a42558
15/05/2015
Introdução
O objetivo para este projeto da disciplina de Fundamentos de Telecomunicações II, é um seguimento das aulas práticas lecionadas. Ou seja o pedido é:
- Sinal de entrada com uma sequência de símbolos (números) arbitrária;
- Um codificador e descodificador;
- Um modulador e desmodulador;
- Adição de ruído no canal (White Gaussian Noise);
- Correção de erros (single bit error)
Simulink
Agora vou apresentar o diagrama de Simulink. Tal como foi dito o diagrama é o concluir das aulas práticas (mais propriamente a aula prática 4 e 6, que representam o codificador e o desmodulador).
1ªParte
[pic 2]
2ª Parte
[pic 3]
3ª Parte
[pic 4]
Na 1ª parte representa o codificador. Sinal é convertido para bits e multiplicado pela matriz de identidade de Hamming e vai ser transmitido pelo canal. Os bits são convertido para símbolos decimais pois a Look Up Table funciona com símbolos.
Na 2ª parte apresenta-se o modulador. Tem no inicio duas Look Up Tables que são multiplicadores pelas nossas funções transportadoras que são sen e cos. Somamos os sinais que vão ser afetados pelo ruído Gaussiano que simula ruído
O sinal obtido é dividido por duas correlações, uma com sinal original de Sen e outra com Cos e de seguida são integrados.
Tendo em conta que a estabilidade é maior no início do período do símbolo, usamos o Sample and Hold para guardar o valor. Depois fazemos uma quantização para o sinal ficar mais uniforme.
De seguida os sinais são inserido noutra Look Up Table2 (LUT2) de 2 dimensões, que faz o trabalho inverso das anteriores. Eu não consegui pôr o LUT2 a funcionar para 128bits por isso, executei para 256bits. O objetivo seria que este LUT2 para valores a metade da primeira LUT, pois devido aos processos de modulação/correlação, o sinal fica com metade da amplitude original.
De seguida passamos de decimal para um conjunto de 8bits. Multiplicamos os bits pela matriz de paridade para fazer verificação de erros e então obtemos um vetor de 4 bits de erro. De seguida extraímos os primeiros 4 bits que correspondem ao sinal original e transformamos estes de volta ao tipo de símbolos que tínhamos originalmente. Obtemos o seguinte gráfico:
[pic 5]
Um pouco diferente do inicial, mas está com o atraso de 2 segundos. Face ao original.
[pic 6]
Isto corresponde ao vetor de erros de hamming. A sequência está correta.
...