Física Óptica e Ondas
Por: matematicandovan • 3/6/2018 • Exam • 742 Palavras (3 Páginas) • 1.826 Visualizações
Atividade I – Física óptica e ondas -
1) A figura representa um raio luminoso incidido sobre um espelho plano A e, em seguida, refletido pelo espelho plano B. Determine o ângulo 𝜃 do raio refletido com a direção perpendicular ao espelho B.
Resposta.
O ângulo de incidência do raio luminoso ao plano A é 20º, e seu ângulo de reflexão também forma 20º, formando então, 70º em relação ao espelho A.
Sabendo que o raio luminoso incidente no plano B forma um ângulo de 20º em relação ao espelho B e sabendo que os ângulos de incidência e reflexão são simétricos e opostos pelo vértice, encontamos:(20º - 90º) = 70º, portanto o ângulo teta do raio refletido com a direção perpendicular ao espelho B é o teta= 70º
2) No esquema a seguir, fora de escala, o observador deseja visar a imagem da árvore por meio do espelho plano AB deitado no solo. Qual deve ser o menor comprimento x do espelho para que o observador veja a imagem completa da árvore, isto é, do topo até o pé?
Resposta.
Todo objeto projeta uma imagem simétrica (espelho plano).
Pensando no solo como um eixo, podemos identificar dois triângulos opostos pelo vértice.
Portanto, usando a semelhança entre os triângulos, observamos que 4-x está para x, assim como 2 está para 6. De forma algébrica, temos:
Enfim, o espelho deverá ter no mínimo 3 metros.
3) Um observador e um espelho estão posicionados um em frente ao outro. Sabendo que o observador caminha no sentido do espelho com velocidade de 10 m/s e o espelho também se aproxima do observador com velocidade de 2 m/s. Determine:
(a) A velocidade da imagem em relação à terra.
(b) A velocidade do objeto em relação ao espelho.
(c) A velocidade do objeto em relação à imagem.
(d) A velocidade da imagem em relação ao espelho.
Resposta.
À partir do estudo de velocidade média, temos que observador e espelho encontram-se em lados opostos, portanto, somam-se as velocidades. Porém, temos uma situação para cada caso.
a) Vrel = Vo + Ve
Vrel= 10 + 2 = 12
Vim = 2 * Vrel
Vim= 24
Vim - Ves = 24 - 2
Velocidade da imagem em relação à terra = 22 m/s
b) Voe = Vo + Ve
Voe = 10 + 2 = 12
Velocidade do objeto em relação ao espelho = 12 m/s
c) Voi = 2 * Voe
Voi = 24
Velocidade do objeto em relação à imagem = 24 m/s
d) Vim.es = Vim - Ves
Vim.es = 24 - 2
Vim.es = 22
Velocidade da imagem em relação ao espelho = 22 m/s
4) Dado um espelho esférico côncavo de distância focal 12 cm, pergunta-se a que distância deve-se posicionar um observador para que ele possa ver nitidamente a imagem direita de seu olho, sabendo-se que a distância entre ele e sua imagem é de 32 cm?
...