Língua E Escrita
Exames: Língua E Escrita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Irini • 2/4/2014 • 903 Palavras (4 Páginas) • 3.859 Visualizações
QUESTÕES
1. “As regras que governam a produção apropriada dos atos de linguagem levam em conta as relações sociais entre o falante e o ouvinte”. Você muda a linguagem que usa de acordo com o interlocutor e a situação social do momento? De exemplo.
2. “ Somente uma parte dos integrantes das sociedades complexas tem acesso a uma variedade “culta” ou “padrão”, considerada geralmente” a língua’, e associada tipicamente a conteúdos de prestigio”. Isso acontece no Brasil.
3. “O passo fundamental na afirmação de uam variedade sobre as outras é sua associação à escrita” Pode-se dizer que é isso que as pessoas tendem a ver na escrita a “verdadeira língua”?
4. “Escrever nunca foi e nunca vai ser a mesma coisa que falar: é uma operação que influi necessariamente nas formas escolhidas e nos conteúdos referenciais”. Explique.
5. ... O fato de as pessoas serem discriminadas peã maneira como falam...” isso acontece no Brasil? Dê exemplos.
Respostas:
1. Sim. Levam em conta a linguagem usada entre quem fala e quem escuta. As regras são essenciais para que a comunicação flua e diretamente fazendo-se entender. Temos que saber usar a fala e as expressões em todos os lugares para que possamos ser bem compreendidos. Um exemplo mais simples são os políticos que tem que lidar com pessoas de todas as classes sociais, em diversas regiões, por isso mudam seu jeito de falar e de se expressar.
2. Acontece sim, pois há muitas diferenças entre classes sociais aqui no Brasil. Por exemplo, a classe mais humilde tem menos recursos de aprendizado, diferente da classe média que o recurso é melhor. Existem também pessoas que tem dificuldades de se expressar em publico por conta disso preferem à escrita.
3. Em geral a língua escrita tende a ser a maneira mais fácil e formal para se expressar. A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim uma foram culta, rígida e disciplinada.
Certamente as pessoas não escrevem exatamente do mesmo modo que falam, uma vez que se trata de processos diferentes. Na linguagem oral há uma tendência a informalidade.
Tanto a língua falada e escrita cumpre sua finalidade que é a comunicação. A língua escrita obedece às normas e será sempre diferente da língua oral que é mais espontânea. Solta e livre.
4. Escrever nunca vai ser a mesma coisa que falar, pois em muitos casos não podemos nos expressar na escrita da mesma foram que nos expressamos verbalmente. A escrita é padrão a fala é regional, cada região tem a sua. A escrita tem regras. Exemplo disso é em um relatório temos que escrever corretamente em termos técnico, e a fala já não serão da mesma forma.
5. Acontece sim. Pois como já foi dito a fala é regional, e um baiano não fala da mesma forma que um paulista, por isso, gera descriminação e até mesmo piadas.
Fala e escrita fundamental para uma boa comunicação.
A fala e suas expressões têm que ser usada e diferenciada dependendo das situações e do ouvinte, para que assim possamos ser bem compreendidos e mais claros o possível.
Ao contrario da escrita que é universal e segue suas regras gramaticais, mas mesmo assim em muitas
...