TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento da Matemática Moderna

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 5

Matemática Moderna

Movimento da Matemática Moderna foi um movimento internacional do ensino de matemática que surgiu na década de 1960 e se baseava na formalidade e no rigor dos fundamentos da teoria dos conjuntos e da álgebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática. A introdução da matemática moderna é objeto de críticas e controvérsias. Morris Kline foi um dos críticos que ajudou a cunhar o termo "Matemática Moderna” ao publicar em 1973, o livro Why Johnny can’t add: The failure of the new math, no qual apresenta a origem, o porquê e as deformações do movimento de reforma do currículo tradicional no ensino de matemática nos Estados Unidos, que depois teve repercussão em todo o mundo.

Desencadeado em âmbito internacional, o Movimento da Matemática Moderna surgiu com a insatisfação dos professores em relação ao ensino de Matemática, que por muito tempo foi ancorado em demonstrações, fórmulas e cálculos desprovidos de aplicações ou relações com o cotidiano dos alunos. A inconformidade com esse modo de ensino os fez repensar suas práticas docentes e discutir sobre novas propostas com respeito à metodologia, à capacitação e formação de professores, aos currículos, materiais e livros didáticos.

No Brasil, o MMM emergiu no final da década de 1950 e início de 1960, em um cenário histórico de transformações sociais, culturais, econômicas e políticas em que a escola se viu forçada a apresentar um novo modelo de modernização da Matemática, que segundo os defensores do Movimento, seria capaz de preparar pessoas que pudessem acompanhar e lidar com o novo contexto de desenvolvimento econômico e tecnológico que estava surgindo. As bases teóricas para as atuais concepções de projeto:

Além disso, congressos nacionais sobre o Ensino de Matemática foram realizados com o objetivo de discutir sobre novas diretrizes para o ensino de Matemática, metodologias, materiais didáticos, reformulação dos currículos, formação de professores, entre outros temas relevantes.

 O MMM tem sido caracterizado, para muitos autores e professores, como um movimento fracassado. No entanto, analisando-se os atuais currículos de Matemática da educação básica e superior, constata-se a presença de conteúdos e formas de ensinar e aprender que, segundo pesquisas já realizadas (PINTO, 2005; BORGES, 2008), foram focos de estudo do referido Movimento.

Didática Matemática

Didática Matemática é o estudo das relações de ensino e aprendizagem de Matemática. Está na fronteira entre a Matemática, a Pedagogia e a Psicologia. Desde o início do século XX, professores de matemática se reúnem para pensar o ensino dessa matéria nas escolas. A partir da década de 50, a Unesco organiza congressos sobre educação matemática. E a partir da década de 70 surge, inicialmente na França, a Didática da Matemática enquanto campo para a sistematização dos estudos a cerca do ensino da matemática. Os teóricos envolvidos defendiam que cada área de ensino deveria pensar em sua própria didática, reconhecendo que não poderia haver um campo de estudo único que atendesse as especificidades de ensino de cada campo do conhecimento

  A didática da matemática (que nós consideramos como um aspecto da educação matemática mais geral) é a arte de conceber e conduzir condições que podem determinar a aprendizagem de um conhecimento matemático por parte de um sujeito (que pode ser qualquer organismo envolvido nessa atividade: uma pessoa, uma instituição, um sistema, até mesmo um animal). Aqui é preciso entender que a aprendizagem como um conjunto de modificações de comportamentos (portanto de realizações de tarefas solicitadas) que assinalam, para um observador pré- determinado, segundo sujeito em jogo, que o primeiro sujeito dispõe de um conhecimento (ou de uma competência)  ou de um conjunto de conhecimentos (ou de competências), o que impõe a gestão de diversas representações, a criação de convicções específicas, o uso de diferentes linguagens, o domínio de um conjunto de repertórios de referências idôneos, de experiências, de justificações ou de obrigações. Essas condições têm que poder ser colocadas em ação e reproduzidas intencionalmente. Nesse caso fala-se de práticas didáticas.

 Essas práticas didáticas são elas próprias “condições” e, portanto, por sua vez, objeto de estudo. A didática apresenta-se então como o estudo de tais condições, na forma de projetos e de realizações efetivas.

 Os estudos científicos – de tipo experimental – nesse campo necessitam da explicitação de conceitos e métodos que têm que ser submetidos a exigências de verificação de coerência e de adequação à contingência específica. Certas teorias, como por exemplo, a teoria das situações didáticas, têm como objeto dizer o que estuda a didática.

Etnomatemática

etnomatemática surgiu na década de 1970, com base em críticas sociais acerca do ensino tradicional da matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Mais adiante, o conceito passou a designar as diferenças culturais nas diferentes formas de conhecimento. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciências da cognição, da epistemologia, da história, dasociologia e da difusão

A ampla finalidade da Etnomatemática é reconhecer a cultura plural, que é responsável pela constituição do país e elaborar um padrão educacional que responda aos anseios de seu povo. Ela deve estar a serviço da construção da responsabilidade social e da cidadania. A etnomatemática é uma abordagem histórico-cultural da disciplina. A matemática deve ser compreendida não apenas como uma constituição social mas também como uma construção histórica e política. Os povos com suas diferentes culturas, têm múltiplas maneiras de trabalhar com o conceito matemático. Todos os diferentes grupos sociais produzem conhecimentos matemáticos. A etnomatemática valoriza estas diferenças e afirma que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está intimamente vinculada a tradição, à sociedade e à cultura de cada povo. Devemos lembrar que, a matemática apareceu para suprir as necessidades básicas do homem, através da construção de matérias de pedra, de osso, de barro, de metal, e esse material era utilizado em moradias, vasilhames, utensílios, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com