O Resto Ingesta, Sobra e Resto em Unidades de Alimentação e Nutrição
Por: anagerzosh • 13/11/2020 • Trabalho acadêmico • 326 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
Realizar uma pesquisa sobre Resto Ingesta, Sobra e Resto em Unidades de Alimentação e Nutrição e responder as seguintes questões.
1) O que é resto ingesta na UAN?
R: É um instrumento utilizado para medir o desperdício alimentar dentro da UAN, e que por consequência acaba medindo a eficiência, e qualidade dos serviços prestados. Bem como avaliar a quantidade de alimentos desperdiçados em relação á quantidade produzida.
2) Resto e Sobra na UAN?
R: Em uma UAN, os restos e sobras, no caso, os desperdícios, podem ser consequência de diversos fatores, como: a frequência diária dos usuários, o mal planejamento do cardápio, preferências alimentares, planejamento inadequado do número de refeições, entre outros. É de suma importância que seja realizado avaliações frequentes sobre as sobras e restos, para que se os números dos mesmos revelarem aumento ou números altos, procurar ir atrás dos motivos e para realizar medidas corretivas.
3) Qual a finalidade do controle de Resto Ingesta na UAN?
R: O resto Ingesta na UAN, deve visar avaliar os pontos econômicos e também as preferências dos clientes. Esse instrumento avalia a quantidade de refeições dos pratos ou bandejas, que não foram consumidos, visando relacionar a quantidade de alimentos produzidos e desperdiçados.
4) Como se dá o controle da Sobra e do Resto da UAN?
R: Por meio de avaliações diárias o controle pode/deve ser realizado por meio de mapas de previsão de gêneros, avaliação do rendimento de matéria prima, fatores de correção dos alimentos, índices de conversão e usos de receitas padrão (receituário padrão) e mapas de frequência da unidade, levando em consideração o número de refeições servidas.
5) Como conscientizar o cliente sobre o desperdício a partir dos números de Sobra e Resto?
R: Quanto a conscientização dos clientes, é importante promover para os mesmo, que sirvam a comida sem excessos, colocar cartazes em lugares visíveis sobre a conscientização das sobras e restos alimentares, mostrar a importância do assunto e levar a mensagem de “tentar ao máximo colocar no prato apenas o que consigo/vou consumir”.
...