Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil.
Por: Rsw2004 • 20/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.395 Palavras (6 Páginas) • 454 Visualizações
Os domínios morfoclimáticos do Brasil.
- O domínio Amazônico:
O domínio morfoclimático da Amazônia, abrange o conjunto de características topográficas, pedológicas, climáticas, florestais e hidrológicas da área ocupada pelo bioma amazônico. É reconhecido como o maior dos domínios morfoclimáticos do Brasil, com cerca de cinco milhões de km², e recebe a nomenclatura de terras baixas florestadas equatoriais.
Clima: O clima do domínio amazônico é do tipo equatorial e apresenta médias térmicas anuais que variam de 24ºC a 27ºC. Trata-se de uma composição climática quente e úmida que possui um regime regular e intenso de chuvas o ano todo. Os principais fatores responsáveis por essa configuração são as baixas latitudes, a atuação de algumas massas de ar e a presença de vegetação, responsável pela geração de umidade.
Solo: Os solos da Amazônia são considerados de baixa fertilidade, de forma que a floresta mantém-se em razão do clímax do ecossistema. Existe certo mito de que esse domínio é predominantemente formado por solos arenosos, mas eles compõem apenas 7% do total de sua área.
Vegetação: A floresta amazônica por se encontrar em uma área de baixas latitudes e por apresentar grupos vegetais com folhas largas e grandes. Ela é composta por uma vegetação heterogênea com grande diversidade,densa e perene, ou seja, que não perde suas folhas ao longo do ano em nenhuma estação. Além disso, a vegetação da amazônia é do tipo hidrófila, ou seja, adaptada à abundante presença de água.
- O domínio dos Mares de Morros:
Esse domínio acompanha a faixa litorânea do Brasil desde o Nordeste até o Sul do País. Essa paisagem sofreu grande degradação em consequência da forte ocupação humana. Além do desmatamento, esse domínio sofre intenso processo erosivo , com deslizamentos frequentes e formação de voçorocas.
Clima: Apresenta predominantemente clima tropical quente e úmido , caracterizado pela floresta latifoliada tropical, que, na encosta da Serra do Mar, é conhecida como Mata Atlântica. Os processos de intemperismo, como o químico, são frequentes, motivo pelo qual as rochas da região encontram-se geralmente em decomposição.
Solo: Lembrando que foi colocado anteriormente em relação ao povoamento, essas terras já estão sendo utilizadas economicamente há muitos anos. Decorrente disso, observa-se uma considerável desgastação do solo que elucida uma atual preservação das matas restantes.
Vegetação: Na vegetação do Domínio de Mares de Morros encontramos espécies de folhas largas. No Nordeste, aparece o solo tipo massapê, bom para cultivo de cana-de-açúcar, agricultura monocultora e latifundiária. Houve uma elevada devastação nesse domínio devido a expansão da agricultura comercial, cafeicultura, desmatamento para exploração de madeiras nobres, turismo predatório no litoral, implantação dos centros urbanos.
- O domínio das Araucárias:
É o domínio que ocupa o planalto da Bacia do Rio Paraná. Nesse domínio aparecem áreas com manchas de terra roxa, como no Paraná. A floresta de araucária também é conhecida como Mata dos Pinhais; é homogênea, aciculifoliada e tem grande aproveitamento de madeira e erva-mate.
Clima: Predomínio do clima subtropical (verões quentes e invernos rigorosos). Apresenta as menores temperaturas do país. Predomínio do clima subtropical (verões quentes e invernos rigorosos)
Solo: As morfologias do relevo se destacam por uma forte ondulação até um montanhoso, o que o representa num solo de fácil adesão a processos erosivos, iniciados pela degradação humana e social.Os solos em que se desenvolve, são mais férteis que os das áreas tropicais o que explica a grande devastação sofrida por essa vegetação para o aproveitamento agrícola.
Vegetação: A cobertura vegetal é formada por pinheiro-do-paraná, além da erva-mate e o cedro. Atualmente, a vegetação de araucária chamada de pinheiro-do-Paraná, ou pinheiro-brasileiro pouco resta, as indústrias de celulose e madeireiras da região, fizeram um extrativismo descontrolado que resultou no desaparecimento total em algumas áreas.
-O domínio do Cerrado:
No Domínio do Cerrado predomina o Bioma do Cerrado. Todavia, outros tipos de Biomas também estão ali representados, seja como tipos “dominados” ou “não predominantes” , seja como encraves , ou penetrações de Florestas Galeria, de tipo amazônico ou atlântico, ao longo dos vales úmidos dos rios.
Clima: O clima predominante é o Tropical sazonal, de inverno seco, a temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC,em geral, a precipitação média anual fica entre 1200 e 1800 mm. Ventos fortes e constantes não são comuns, geralmente a atmosfera é calma e o ar fica muitas vezes quase parado.
Solo: Os solos são geralmente profundos, azonados , de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados,em sua textura predomina, em geral, a fração areia, vindo em seguida a argila e por último o silte,são predominantemente arenosos, areno-argilosos, argilo-arenosos ou, eventualmente, argilosos, sua capacidade de retenção de água é relativamente baixa, o teor de matéria orgânica destes solos é pequeno.
Vegetação: É bastante diversificada, apresentando desde formas campestres bem abertas, como os campos limpos de cerrado, até formas relativamente densas, florestais, como os cerradões, não possui uma fisionomia única em toda a sua extensão.
-O domínio da Caatinga:
A Caatinga é um bioma localizado na região Nordeste do Brasil, sendo o único tipo de formação
...