PRÁTICAS COLABORATIVAS DA EQUIPE DE SAÚDE EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DIANTE DA PANDEMIA DO COVID 19: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Por: mellcostac • 6/3/2022 • Trabalho acadêmico • 3.433 Palavras (14 Páginas) • 159 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
ERYCA WYLMA DA SILVA
JOSÉ MAXDOWELL DOS SANTOS SILVA
MELL CRISTINA COSTA DE MORAES
PRÁTICAS COLABORATIVAS DA EQUIPE DE SAÚDE EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DIANTE DA PANDEMIA DO COVID 19: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Maceió/AL
Novembro/2021
ERYCA WYLMA DA SILVA
JOSÉ MAXDOWELL DOS SANTOS SILVA
MELL CRISTINA COSTA DE MORAES
PRÁTICAS COLABORATIVAS DA EQUIPE DE SAÚDE EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DIANTE DA PANDEMIA DO COVID 19: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Atividade avaliativa apresentada à Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, como requisito para a disciplina de Pesquisa em Saúde I.
Professora: Angela Lima Peres
Maceió/AL
Novembro/2021
RESUMO
No contexto do COVID-19 torna-se relevante o fortalecimento do trabalho em equipe para atendimento à população, que é afetada em suas múltiplas dimensões: física, social e psicologicamente. Objetivo: o presente trabalho visa identificar e sintetizar o conhecimento disponível na literatura sobre as práticas colaborativas da equipe em saúde em perspectiva interdisciplinar diante do contexto pandêmico atual. Método: trata-se de uma revisão integrativa, na qual os critérios de inclusão escolhidos para a seleção das publicações foram: artigos nas categorias originais e revisão de literatura, incluindo revisões sistemáticas, relacionados ao tema e notas técnicas, publicados em língua portuguesa e inglesa. Resultados: a literatura científica traz achados que refletem a contribuição da equipe multiprofissional no contexto da COVID-19, assim o trabalho interdisciplinar favorece uma assistência à saúde integral e contribui para a eficácia dos serviços de saúde nesse tempo de pandemia. Conclusão: pode-se inferir que a contribuição da equipe de saúde em perspectiva interdisciplinar no combate ao novo coronavírus é indispensável, visto que os estudos ressaltados compactuam em diversos pontos sobre esta afirmativa.
Palavras-chave: COVID-19. Equipe de saúde. Revisão. Trabalho interdisciplinar.
ABSTRACT
Introduction: In the context of COVID-19, it is relevant to strengthen teamwork to serve the population, which is affected in its multiple dimensions: physically, socially and psychologically. Objective: This work consists of an integrative review on the role of the health team in an interdisciplinary perspective in primary health care, aiming to identify and synthesize the knowledge available in the literature on the subject. Method: This is an integrative review, in which the inclusion criteria chosen for the selection of publications were: articles in the original categories and literature review, including systematic reviews related to the topic and technical notes, published in Portuguese and English. Results: Interdisciplinary work favors comprehensive health care and contributes to the effectiveness of health services during this time of pandemic. The scientific literature brings findings that reflect the contribution of the multidisciplinary team in this context. Conclusion: It can be inferred that the contribution of the health team in an interdisciplinary perspective in combating the new coronavirus is essential, as the studies highlighted agree on several points about this statement.
Keywords: Interdisciplinary work. Health team. COVID-19. Review.
⦁ INTRODUÇÃO
Em situações de crise sanitária, especialmente em pandemias, os sistemas de saúde são desafiados a demonstrar sua capacidade de resposta às situações de emergência. Além de um Plano de Preparação para Enfrentamento à Pandemias (PPEP), é necessário que os profissionais de saúde possuam conhecimento e habilidade para lidar com as variadas situações implicadas neste contexto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Educação Interprofissional (EIP) é a base necessária para preparar profissionais que saibam coordenar a oferta de ações e serviços em situações emergenciais (OMS, 2010).
Enquanto um dos maiores desafios sanitários em escala mundial dos últimos tempos, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe à tona a magnitude do sistema de saúde brasileiro. As várias faces da pandemia voltaram a demonstrar a importância do trabalho interprofissional. Dessa forma, fica expressa também a necessidade de fomentar a prática colaborativa em saúde, compreendendo esta como consequência da EIP e potencializadora da capacidade resolutiva dos profissionais (SOUZA; ROSSIT, 2020).
De acordo com Peduzzi e Agreli (2018), não bastam equipes multiprofissionais para haver melhora no acesso e qualidade da atenção à saúde, é preciso que estes colaborem entre si e entre equipes de outros serviços e setores inseridos na rede. As práticas colaborativas estão relacionadas tanto ao reconhecimento do fazer profissional inscrito em cada profissão quanto no interesse de colaborar com vistas a promover qualidade na atenção ao usuário (PEDUZZI; AGRELI, 2018).
A participação de diferentes profissionais se faz necessária ao compreender a indispensabilidade de uma visão integral a respeito da saúde (ELLERY; BARRETO, 2019). As ações inseridas nessa rede de cooperação devem voltar-se ao cuidado longitudinal, buscando um enfrentamento efetivo à pandemia (SOUZA; ROSSIT, 2020).
Diante dos desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no contexto da pandemia, a pesquisa foi orientada a partir da pergunta norteadora: Quais as contribuições da equipe de saúde em perspectiva interdisciplinar diante da COVID-19?
Assim, foi desenvolvida uma
...