Pluralidade Cultural E Multiculturalismo
Exames: Pluralidade Cultural E Multiculturalismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: di2015 • 15/3/2015 • 2.363 Palavras (10 Páginas) • 857 Visualizações
INTRODUÇÃO
Pluralidade Cultura e Multiculturalismo, este tema propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural, que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades.
Abordamos o tema Direitos Humano, são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos.
Falamos sobre o assuntos gênero em sala de aula com professor e alunos, que inclui homens, mulheres também símbolo ligado pelo senso comum à feminilidade e a masculinidade.
A discussão do gênero que pode ser problemas de desempenho escolar e as dificuldades aprendizagem.
1. PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO
A pluralidade cultural e multiculturalismo são diferenças culturais que existem entre o ser humano, existe no Brasil é fruto de um longo processo histórico de interação entre aspectos políticos e econômicos, no plano nacional e internacional.
As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc.
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade.
São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade.
No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças – negra, branca, índia – cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, numa “quase reciprocidade cultural”. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro. A globalização cada vez mais aproxima grupos de culturas diferentes.
1.1 PONTOS IMPORTANTES PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO
• Pluralidade Cultural propõe que sejam revistas transformadas práticas permanentes, inaceitáveis e inconstitucionais, enquanto se ampliam conhecimentos acerca das gentes do Brasil, suas histórias, trajetórias, valores e vidas.
• Pluralidade Cultural contribuirá para a vinculação efetiva da escola a uma sociedade democrática.
• Além disso, o tema traz oportunidades pedagogicamente muito interessantes, motivadoras que entrelaçam escola, comunidade local e sociedade.
• Atualmente a escola, por se configurar como espaço legítimo onde se dá o processo de socialização, é o ambiente no qual mais se discute a questão da diversidade cultural, racial, social.
• Alguns aspectos presentes na escola, ligados a questão da expectativa, com a necessária reciprocidade entre educador e educando, fazem do tema Pluralidade Cultural fim e meio.
• Por outro lado, o desenvolvimento de outra linguagem será muito importante, como a música, a dança, as artes em geral, vinculadas aos diferentes grupos étnicos e a composições regionais típicas, são manifestações culturais que a criança e o adolescente poderão conhecer e vivenciar. De forma enriquecerão seu conhecimento sobre diversidade presente no Brasil, em quanto desenvolvem seu próprio potencial expressivo.
• A escola deve trabalhar atentas as limitações éticas e o seu cotidiano permite viver algo da beleza da criação cultural humana e sua diversidade e multiplicidade.
• Aprende a posicionar-se de forma a compreender a relatividade de opiniões preferenciais, gostos, escolhas, e aprender o respeito ao outro. Ensinar suas próprias práticas, história, gestos, tradições, e fazer-se respeitar ao dar-se a conhecer.
• Valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade Brasileira.
• Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação.
• Repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raças/etnia, classe social, crença religiosas, sexo e outras características individuais ou sociais.
• Exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de crianças e cidadão.
• A possibilidade de desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania, voltados para o respeito ao outro e a si mesmo, aos Direitos Universais da Pessoa Humana e os direitos estabelecidos na Constituição Federal.
• A possibilidade de capacitar o aluno a compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.
• Ciclos da vida: infância, puberdade, juventude, vida adulta, velhice.
• Valorização da capacidade humana de criar instituições voltadas para o bem comum, como a escola.
• Povos nativos culturais pré-colombianos na América, em geral, e na América Latina, em particular, ocupação imemorial do território pelos povos indígenas, sua diversidade sociocultural atual.
• Conhecimento e valorização das diversas manifestações das diversidades.
• Conhecimento e valorização das características populacionais da região da escola, com relação às influências culturais de povos nativos, afro descendente, valorização a contribuição de todos e de cada um de diversos grupos.
2. DIREITOS HUMANOS
Desde os primórdios da existência humana, o homem vem em busca da diminuição
...