Psicogênese Da língua Escrita
Artigos Científicos: Psicogênese Da língua Escrita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 10111213 • 25/3/2014 • 203 Palavras (1 Páginas) • 617 Visualizações
Emília Ferreiro e Ana Teberosky descrevem o processo o qual a criança aprende a ler e escrever e mostram que,para aprender a língua escrita,ela segue uma linha de evolução passando por estágios,são eles:
Pré silábico 1:A criança não diferencia o desenho da escrita e não dá nenhum significado ao texto,ela associa os textos a nomes de objetos.Só entendem a leitura
de desenhos e gravuras,não diferenciam texto de gravura.
Pré Silábico 2:A criança acredita que é possível ler nomes diferentes com grafias iguais,ela descobre que desenhar não é escrever.Usa qualquer letra para escrever as palavras,pois ainda não descobriu o som das mesmas.
Silábico:Começa a estabelecer relações entre letras e sons.Usa uma letra para representar cada sílaba sem se preocupar com o valor sonoro.
Silábico Alfabético:Apresenta uma escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas.Ou seja,ela alterna escrita silábica com escrita alfabética,pois omite algumas letras.Algumas crianças usam soletração para ler,unindo consoante e vogal.
Alfabético:Fase final do processo de alfabetização,a criança é capaz de fazer uma análise sonora dos fonemas das palavras que escreve.A criança faz leitura sem imagem e com imagem.
A psicogênese da língua escrita é uma abordagem psicológica de como a criança se apropria da língua escrita,não é um método de ensino.
...