RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO
Por: danielevieira • 30/1/2018 • Relatório de pesquisa • 3.436 Palavras (14 Páginas) • 310 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DANIELE OLIVEIRA VIEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO
LAGARTO- SE
2018
DANIELE OLIVEIRA VIEIRA [pic 1]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO
Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de FÍSICA III, como requisito parcial de avaliação do Curso de Licenciatura em FÍSICA da Universidade Federal de Sergipe – UFS.
Profª Orientadora: MÁRCIA REGINA PEREIRA ATTIE
LAGARTO - SE
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ESCOLA 4
2.1 Caracterização da escola 5
2.2 Caracterização do grupo de alunos 6
3 PROJETO DE ENSINO 6
3.1. Apresentação 6
3.2 Conteúdos 7
3.3 Objetivos 7
3.4 Referencial teórico 7
3.5 Metodologia 8
3.6 Recursos 8
3.7 Avaliação 8
3.8 Referências 8
4. PLANEJAMENTO DAS AULAS 9
DIÁRIO DE CAMPO...................................................................................................................................13
6 CONSIDERAÇOES FINAIS 14
7 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio III do curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal de Sergipe, modalidade á distância sendo uma disciplina obrigatória. O Estágio foi realizado no Colégio Estadual DOM MÁRIO RINO SIVIERI, situado na rodovia Lourival Batista S/N , o estágio supervisionado III teve início no dia 16/10/2017 e término dia 10/12/2017 totalizando 26 horas/aulas.
Iniciei o estágio supervisionado III observando a turma em atividades, durante as primeiras aula de estágio e a partir de uma análise minuciosa comecei a preparar os planos de aula a serem trabalhados no período de docência. O estágio tem como orientadora a professora Rejane Batista , o tema escolhido para ser desenvolvido durante a prática de docência foi eletricidade considerando um assunto bem amplo e que instigue a curiosidade do aluno conforme planejamento do professor regente da turma, será este o conteúdo que deverá ser ministrado no momento da aplicação do meu projeto de ensino.
A Física proveniente dos livros didáticos com uma visão mecânica e robótica limita aos estudantes ter noção das diversas formas de resolver um problema e associar a informação e transforma-la no conhecimento garantindo a aprendizagem significativa.Os conteúdos são apresentados de forma constante o que distancia o objetivo que o aluno perceba a importante relação da matemática com o cotidiano em todas as vertentes. Os problemas apresentados nos livros são simples, e precisam de uma metodologia que favoreçam esse mecanismo já que é um dos motivos peculiares que a disciplina e difícil de ser atendida e rejeitada pela maioria já que o foco é o conteúdo programático ,vale ressaltar que são os problemas que o aluno percebe a importância de cada conteúdo.
Porém trabalhar a física com a resolução de problemas não e simples já que exige um pouco a mais de planejamento considerado para a maioria dos professores uma exigência maior no âmbito de conhecimento e articulação de informações e o plano de aula requerem tempo e o professor muitas vezes não tem dedicação exclusiva para melhorar as condições de vida.
2 ESCOLA
Neste tópico apresento os dados coletados durante o período de observação e semidocência, que se referem à organização, estrutura e organização didática e de ensino da escola.
2.1 Caracterização da escola
A Escola estadual DOM MARIO RINO SIVIERI de ensino Fundamental e ensino médio faz parte da rede estadual do Ensino público, que fica localizada no povoado Vila de Samambaia Município de Lagarto-SE. Seu funcionamento apresenta-se de 3 turnos manhã, tarde e noite, pela manhã e tarde funciona o fundamental I e II e a noite para o funcionamento do ensino Médio.
A estrutura física da escola é ampla, onde possuem 11 salas de aula, dessas salas o anexo utiliza apenas de 7 salas, sendo 3 turmas do 1°ano, 2 turmas do 2° ano e 2 turmas do 3° ano a sala possui de 30 á 42 alunos por turmas. As salas têm piso normal, os ventiladores estão em péssimas condições alguns nem funcionam mais, as cadeiras a maioria se encontra em mal estado de conservação quebrado. A escola ainda possui sala de vídeo que vem a ser bem equipada, a escola possui uma quadra em estado de calamidade por isso não é utilizado ,necessita também de uma gestão democrática e atuante com o objetivo de progresso da escola. A cantina da escola é pequena e às vezes o programa estadual vigora em relação à merenda escolar por vezes não passa de teoria.
O papel da escola é refletir as relações da sociedade, convivendo e adequando com questões de gêneros, saúde pública, mercado de trabalho como conhecimento que são transformados em informação. Construir um diálogo reflexivo, permitindo que questões que permeiam o dia a dia possam encontrar soluções viáveis no ambiente escolar. A escola do referido estágio compõe diferentes classes sociais, contudo, a escola organiza um espaço democrático de convivência já que o histórico de conflitos são mínimos. O corpo discente é formado por jovens na faixa etária compreendida entre 14 e 24 anos, nos cursos do ensino fundamental e no Ensino Médio Regular e EJA, matriculam-se adultos até 55 anos que retomam seus estudos em busca de aperfeiçoamento profissional e melhoria nas condições de trabalho e salário.
...