Redação Para Unicamp
Por: Danilorocha13 • 24/3/2019 • Dissertação • 345 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
ARTE SEM LIMITES
A necessidade humana de expressar opiniões, reflexões e posicionamentos ante o mundo em que vive, torna a manifestação artística cada vez mais difundida, haja vista sua atuação na procura por caminhos e formas individuais de compreensão do mundo, antes inacessíveis na realidade coletiva. Entretanto, a tendência do homem, entre apoiar-se em parâmetros tortuosos ou usar atributos que possam agregar positivamente a sociedade, gera questionamentos a respeito da existência de limites para arte.
O movimento modernista brasileiro tornou-se marco fundamental na inauguração de novas formas de enxergar a realidade social vigente no país. Se em períodos anteriores, a cultura nacional estava fortemente vinculada a caracteres europeus e traços de um período colonial recém extinto, através de nomes como Tarsila do Amaral, mecanismos que valorizavam a miscigenação existente, além de aspectos inerentes ao jeito de viver tupiniquim foram ganhando cada vez mais representatividade. Na pintura e na literatura, a valorização de uma nação que começava a industrializar-se e ao mesmo tempo não desprendia-se de seu passado tornou-se tema central. Nesse caso, a arte rompe barreiras que lhe eram impostas e constitui fenômeno positivo, ao assumir função demonstrativa da cultura de um povo; indicando seu caráter transgressivo ser altamente quantitativo na construção de um posicionamento crítico e reflexivo.
O pintor italiano Michelângelo, expoente máximo do Renascimento, através de suas obras, além de fundamental na construção de um pensamento inclusivo em uma sociedade que precisava reinventar-se, comprovava a crença na possibilidade de existência de um meio coletivo que poderia avançar cada vez mais em direção ao futuro, dai ser considerado um ser humano a frente de seu tempo. Percebe-se, portanto outra questão essencial presente no posicionamento artístico que rompe limites, a possibilidade de elaboração de cenários futuros.
Evidente o caráter contribuintes existente na arte, compreende-se que a existência de limites causaria um efeito nocivo à construção social. Assim como a velocidade é o principal atrativo em um carro de corrida, a transgressão e a inovação impulsionam a análise de uma obra. A reflexão em relação aos valores que a manifestação artística transmite, são cruciais na elaboração de um senso crítico.
...