Resumo Artigo Científico
Por: Mantos24 • 12/12/2023 • Ensaio • 481 Palavras (2 Páginas) • 72 Visualizações
[Sobrenome]
Márcia das Dores Santos da Conceição
Maria do Carmo Silva Soares, no artigo Reflexões e orientações sobre a produção de textos científicos, tem o objetivo de apresentar orientações sobre as competências necessárias ao planejamento e a redação desses textos.
Teoricamente, Soares, selecionou Volpato e Freitas (2003), Maltar (2008), Ruiz (2008) e outros. Para isso, utilizou-se da metodologia bibliográfica, o corpus foi constituído de um estudo sobre o tema, e com base na experiência da autora como redatora.
O artigo aborda o revés na produção do texto científico, como também elenca instruções sobre a escrita aceitável pela comunidade acadêmica.
Primeiramente, a autora discorre sobre os cuidados que o redator deve adotar no âmbito da redação científica, assim como alerta sobre o risco do desleixo e mal utilização da norma padrão ao apresentar o resultado de suas pesquisas. Ela salienta ainda a importância do aperfeiçoamento profissional continuado.
Nessa perspectiva, a escritora citando Koche (1997), dispõe que o conhecimento científico surge a partir da necessidade do homem de assumir uma postura proativa diante dos fenômenos e buscar compreendê-los.
.
Ademais, Soares sustenta a coerência e a estrutura lógica, bem como o domínio da variedade de prestígio da língua, a fim de cumprir as exigências dos diversos periódicos especializados. Além disso, a pesquisadora infere que os trabalhos científicos possuem modelos padronizados os quais ditam a escrita acadêmica.
Diante disso, a escritora destaca o domínio do vocabulário técnico e o Vasco conhecimento sobre o tema do qual se redige, junto a isso, demonstra que essa escrita deve ser realizada imediatamente. Após cada etapa da prática. Gente, fica. Com intuito de embasar. A tessitura do texto final.
Em vista disso, Soares elenca a revisão textual como fundamental para o sucesso da pesquisa. Ressalta, portanto, a necessidade de revisão do texto previamente pelo escritor, seguido de seu orientador. E, ainda, os revisores profissionais até obtenção da versão final do trabalho e submissão à publicação.
Com base em Moraes e Amato (2006). A autora afirma. que o pesquisador que Iniciante deve ser claro, simples e utilizar vocabulário adequado, seguido de um plano de texto acerca do processo científico em curso. Assim, Soares. menciona a sequência a seguir, que deve ser seguida. Coleta e processamento. de material, uso de terminologia técnica e impersonalidade. Indicar a fonte, evitar palavras inúteis e neologismos como forma de apresentar itens que mereçam. atenção na escrita acadêmica.
Por fim, ao ter autora, tece considerações acerca da conclusão do texto científico, bem como revela a intenção de contribuir com a tarefa do fazer científico, refletindo sobre os principais aspectos relevantes a essa tarefa.
...